esportesdasorte é confiavel-Foguete leva cartas de alunos do RN ao espaço com sonhos para o futuro
esportesdasorte é confiavel
Veículo de sondagem suborbital será lançado nesta sexta-feira, 29, a partir de Parnamirim (RN) e cruzará a atmosfera terrestreesportesdasorte é confiavel de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai lançar um foguete de sondagem suborbital a partir de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira, 29. O veículo cruzará a atmosfera terrestre e também levará ao espaço cerca de mil cartas escritas por alunos com mensagens sobre o que desejam para as próximas gerações.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As cartas foram escritas por estudantes da rede pública de ensino de quatro cidades próximas ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), da FAB: Natal, Parnamirim, São José de Mipibu e João Câmara, todos municípios no Rio Grande do Norte.
As mensagens dos jovens para o futuro voltarão à Terra após cruzar a atmosfera e ficarão depositadas no Oceano Atlântico para eternizar os sonhos e aspirações dos alunos.
"Estamos levando as nossas palavras ao espaço para que voltem a uma nova geração. Espero que, no futuro, o ser humano consiga encontrar paz. Acredito que,esportesdasorte é confiavel50 anos, vamos conseguir achar um meio de sobreviver e nos renovar", diz o estudante Lucas Felipe Cícero, 17 anos, sobre a experiência.
A ação foi idealizada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da FAB, e coordenada pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Um dos objetivos é despertar o fascínio dos jovens pelo espaço. As cartas foram colocadas no fogueteesportesdasorte é confiaveluma cerimônia que aconteceu no último dia 21 no Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo,esportesdasorte é confiavelParnamirim (RN).
Operação Potiguar
O lançamento que será realizado nesta sexta-feira faz parte da Operação Potiguar, que busca maior autonomia para o Brasilesportesdasorte é confiaveleventos que lançam esse tipo de veículo. O modelo que será enviado ao espaço é o VS30 V15.
De acordo com a FAB, nesta primeira fase, o objetivo é treinar a equipe do CLBI e checar equipamentos e processos envolvidos. Já na segunda fase, prevista para o segundo semestre de 2025, o foco será qualificar a plataforma suborbital de microgravidade (PSM) -- a parte superior do VS30, que tem um compartimento para experimentos e sistemas eletrônicos que interagem com a carga útil.
Esse modelo de foguete foi projetado pelo IAE. Fabricado no Brasil, o VS30 é monoestágio, não-guiado e lançado por meio de trilho. O modelo tem oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido. Ele pode alcançar altitude máxima de pouco mais de 150 km, com uma velocidade máxima de seis mil km/h, além de levar cargas úteis na faixa de 260 kg a 330 kg.
"Esses foguetes são utilizados para experimentos científicos e tecnológicos voltados às indústrias de fármacos, metalurgia, semicondutores, alimentos e muitas outras", explica o coordenador da Operação Potiguar, Tenente-Coronel Engenheiro Fernando César Monteiro Tavares.
"Uma vez que o ambiente suborbital é livre de influências atmosféricas, como a presença de oxigênio e da própria gravidade, o envio desses experimentos ao espaço colabora com as pesquisas necessárias à implementação de novos produtos. Ao longo do tempo, tais ensaios passam a fazer parte do dia a dia de toda a sociedade", informa a FAB.