Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ea sports fc 24-Reitora da UFRJ vai comandar secretaria de ensino superior no MEC

ea sports fc 24

Kátia Schweickardt, ex-secretária de Manaus, ficará na educação básica, e Manoel Palácios será o presidente do Inep.
6 jan 2023 - 11h04
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários

ea sports fc 24 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou toda aea sports fc 24equipe nesta sexta-feira, 6, com oito mulheres e três homens. Todos os nomes, com exceção da escolhida para a Fundação Joaquim Nabuco, foram adiantados pelo Estadão. A reitora da Universidade Federal do Rio (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, será a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e a ex-secretária de Educação de Manaus Kátia Schweickardt vai comandar a Educação Básica.

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, participou nesta segunda do 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, organizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca),ea sports fc 24São Paulo
A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, participou nesta segunda do 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, organizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca),ea sports fc 24São Paulo
Foto: Jeduca (@JeducaEduca)/Twitter / Estadão

"Fomos buscar professores de federais, com experiência, o que há de melhor nesse País", disse o ministro, que enfatizou algumas vezes o fato de a maioria das escolhidas serem mulheres. Duas delas são negras. A já anunciada secretária executiva Izolda Cela era cotada para ser a ministra, mas a vaga acabou ficando com Camilo.

Apesar de nomes de deputados do PT terem sido cotados para os cargos, os anunciados sãoea sports fc 24geral acadêmicos e ex secretários. Ao ser questionado sobre o ensino integral nas escolas, o ministro confirmou que pretende intensificar o número de escolas com mais tempo de aula, política que foi paralisada no governo de Jair Bolsonaro. "É a maior política de proteção é ter as crianças os dia todo na escola", disse o ministro.

Manoel Palácios, ex-secretário da Educação Básica do MEC e coordenador geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), vai assumir a presidência do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep). Palácios foi um dos formuladores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovadaea sports fc 242017, que são as diretrizes sobre o que as escolas devem ensinar hoje no País.

Graduadoea sports fc 24Engenharia de Telecomunicações e com mestrado e doutoradoea sports fc 24Ciências Sociais e Políticas, é um especialistaea sports fc 24avaliações e comandava até então a entidade que é responsável por provas feitas por Estados e municípios pelo País. O nome era aguardado com ansiedade entre os servidores, cuja associação divulgou nota parabenizando o ministro pela escolha.

Há urgência para decisões sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que precisa se adequar ao novo ensino médio, com provas gerais e específicas. O órgão viveu intensa crise na gestão Bolsonaro, com mais de 30 servidores que pediram demissão após denunciarem interferências e assédio da presidência no ano passado.

Denise Carvalho, de 56 anos, foi a primeira reitora da UFRJ, uma das mais antigas universidades federais do País. A instituição fluminense também está entre as dez melhores instituições de ensino superiorea sports fc 24rankings da América Latina. Ela é médica, mestreea sports fc 24Ciências Biológicas, doutoraea sports fc 24Ciências e com pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde,ea sports fc 24Paris, e na Universitá Degli Studi di Napoli, na Itália. Atualmente é também professora da graduação e da pós de Medicina da UFRJ. É ainda membro titular da Academia de Medicina do Rio e autora de cerca de 170 artigos indexados.

Denise foi uma das reitoras nomeadas por Jair Bolsonaro (PL), após vencer as eleições na comunidade universitária e tinha mandato até 2023. Mas fez forte oposição à política de cortes orçamentários do MEC durante a gestão passada.

Em 2022, ela classificou a situação como "dramática". E chegou a afirmar que as aulas na UFRJ poderiam ser suspensas e unidades de saúde seriam paralisadas após cortes que a impediam de pagar até contas de água e luz. Segundo o Estadão apurou, outros ex-reitores foram cotados para o cargo e o nome dela foi bem recebido entre a comunidade universitária.

Kátia Schweickardt é professora da Universidade Federal do Amazonas e estava à frente do projeto Plantar Educação, do Instituto Gesto, com o apoio da Fundação Lemann, que faz parcerias com escolas da Amazônia para melhorar a qualidade do ensino e a gestão. É doutoraea sports fc 24Sociologia e Antropologia e mestreea sports fc 24Sociedade e Cultura na Amazônia.

É uma das educadoras mais respeitadas do País atualmente. Ela acreditaea sports fc 24uma educação mais significativa e que se identifique com a realidade dos alunos de cada região e era nessa perspectiva que vinha trabalhando na Amazônia. Sob seu comando estará a alfabetização de crianças, que registrou retrocesso nos últimos anos de governo Bolsonaro e pandemia, além da educação infantil, de toda a educação fundamental e do ensino médio.

Para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Camilo anunciou a professora da Universidade de Brasília (UNB) Mercedes Bustamante. Graduadaea sports fc 24Ciências Biológicas, com mestradoea sports fc 24Ciências Agrárias e doutoradoea sports fc 24Geobotânica, é uma das grandes pesquisadoras de cerrado do País. Mercedes assume com o desafio de reajustar os valores defasados há mais de dez anos das bolsas de mestrado e doutorado do País. Durante do governo Bolsonaro, houve sucessivos cortes,ea sports fc 24áreas como humanidades, e os pesquisadores chegaram a ficar sem receber o auxílioea sports fc 24dezembro.

O ex-secretário de Educação do Rio Grande do Norte Getulio Marques Ferreira será o titular da secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Engenheiro, foi diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Coordenou no próprio MEC o processo de concepção, criação e expansão dos institutos federais.

E o ex-secretário de Educação do Ceará e de Sobral, Maurício Holanda, foi anunciado para a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, responsável por dialogar com Estados e municípios. Pedagogo, com mestrado e doutoradoea sports fc 24Educação, ele é o quarto cearense no MEC atual.

Além de Camilo e Izolda, a outra cearense é Fernanda Pacobahyba, que comandará o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele é responsável por gerenciar os recursos das políticas do ministério, como merenda, obras e livros didáticos. Fernanda é advogada, doutoraea sports fc 24Direito Tributário e foi secretária de Fazenda no Ceará por oito anos.

A secretaria de Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) ficará sob o comando professora de Educação da Federal de Ouro Preto (Ufop) Zara Figueiredo. Coordenava também o Núcleo de Estudos e Pesquisasea sports fc 24Política Pública de Educação da Ufop e pesquisa áreas como gestão, governança e desigualdades raciais.

A secretaria de regulação e supervisão do ensino superior (Seres), que cuida de autorização e credenciamento de cursos de graduação, ficará com a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Helena Sampaio. É atualmente professora da pós-graduaçãoea sports fc 24Educação e tem pesquisas sobre ensino superior, antropologia e educação.

Para a Fundação Joaquim Nabuco, ligada ao MEC e que tem o objetivo de preservar o legado histórico-cultural de Joaquim Nabuco, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste, foi anunciada doutoraea sports fc 24Educação Marcia Angela Aguiar, que já foi conselheira do Conselho Nacional da Educação (CNE). Leonardo Barchini, que é analista da Capes e já esteveea sports fc 24vários cargos no MEC durante a gestão de Fernando Haddad, será o secretário executivo adjunto.

Repercussão

"A equipe anunciada pelo ministro Camilo Santana é toda vinculada à formulação e gestão educacional, uma ótima composição, um contraste enorme com a gestão anterior", disse a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz. Segundo ela, a experiênciaea sports fc 24gestão educacional fará diferença nesse início de governo "que demanda rápidas respostas e estruturação de políticas".

A ex-presidente do Inep e ex-secretária executiva do MEC nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, Maria Helena Guimarães de Castro, disse que a equipe "é experiente e retrata a diversidade da educação brasileira". Ela elogiou o fato de serem oito mulheres na gestão direta, "todas com um histórico de atuação relevante nas respectivas áreas". "A reitora da UFRJ é muito competente e tem uma visão aguçada do papel do ensino superior para a formação de professores", afirmou. Também classificou como excelente a escolha de Palacios para o Inep.

"Getulio trará a experiência e a boa prática do Rio Grande do Norte para uma área que precisa exatamente disso", disse Ana Inoe, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, fundação voltada para o ensino profissional. "Equipe com excelência técnica, presença maciça de mulheres, duas mulheres negras, diversidade regional. A isso eu chamo de esperança", completou.

O presidente do conselho de secretários estaduais de Educação (Consed), Vitor de Angelo, também elogiou as escolhas que, segundo ele, tem "nomes representativos e todas as condições para fazer um trabalho qualificado sobre a liderança do ministro Camilo Santana".

A associação de reitores das federais (Andifes) disse que "a presença da reitora Denise é garantia de que teremos alguém que conhece de perto as universidades federais, sobretudo o cenário vivenciado mais recentemente, se dedicando a uma pauta tão relevante para a educação e para o Brasil".

Nesta tarde, às 15 horas, Camilo deve ainda anunciar os titulares das secretarias de Educação Básica, de Diversidade e Inclusão e de Regulação do Ensino superior. Maurício Holanda, ex-secretário de Educação do Ceará e de Sobral, deve ir para a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, a Sase, responsável por dialogar com Estados e municípios.

O nome de quem vai para a presidência do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) é aguardado com ansiedade entre os servidores, segundo o Estadão apurou. Há urgência para decisões sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que precisa se adequar ao novo ensino médio, com provas gerais e específicas. O órgão viveu intensa crise na gestão Bolsonaro, com mais de 30 servidores que pediram demissão após denunciarem interferências e assédio da presidência no ano passado.

Kátia Schweickardt é uma das educadoras mais respeitadas do País atualmente.
Kátia Schweickardt é uma das educadoras mais respeitadas do País atualmente.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão
Estadão
Compartilhar

Fontes de referência

  1. bet at home esports
  2. pixbet da bonus
  3. aposta blaze

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade