última quina-Locutor cita 100 mil apoiadores, é advertido e sobe número para 1 milhãoúltima quinaBrasília
última quina
Governo do DF ainda não divulgou estimativa de público no desfile oficial. Previsão inicial era de até 500 mil pessoasúltima quina de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O locutor que anunciou o discurso de Jair Bolsonaro (PL),última quinaBrasília, após o desfile oficial deste 7 de setembro, multiplicou por dez a estimativa de público anunciada por ele mesmo, após ser advertido. "Aqui hoje na Esplanada mais de 100 mil pessoas. É o povo brasileiro que clama por liberdade", disse, no carro de som.
Após a informação, um homem se aproximou do locutor e disse algo. Imediatamente ele multiplicou o número por dez.
"Aqui na minha frente, 100 mil. Masúltima quinatoda a Esplanada, chegou os dados, 1 milhão de pessoas aqui. Um milhão de brasileiros! Um milhão de brasileiros, levantem as mãos por favor", afirmou.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal não divulgou a estimativa de público até o fim da manhã.
Antes das manifestações, o governo distrital estimativa que os atos atrairiam até 500 mil pessoas. No ano passado, a PM divulgou extraoficialmente que 400 mil pessoas haviam participado de ato na Esplanada.
Numa comparação com eventos históricos na capital federal e que lotaram os gramadosúltima quinafrente ao Congresso, o número foi considerado inflado. Donos dos números, policiais militares têm manifestado alinhamento com Bolsonaro.
Na votação do impeachment do então presidente Fernando Collorúltima quinasetembro de 1992, havia 100 mil cara-pintadas na frente do Congresso. Em 2016, outros 100 mil ocuparam a Esplanada pedindo o impeachment de Dilma Rousseff.