Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

botafogo blaze-ONU aprova resolução sobre cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza

botafogo blaze

Houve 14 votos a favor - incluindo os membros permanentes Rússia, China, Reino Unido e França - e uma abstenção, dos Estados Unidos
25 mar 2024 - 14h21
(atualizadobotafogo blaze10/4/2024 às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários

botafogo blaze de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (25) uma resolução de cessar-fogo imediato entre Israel e o Hamas. O texto também exige a libertação imediata e incondicional de todos os reféns.

Conselho de Segurança da ONU
Conselho de Segurança da ONU
Foto: Reprodução / UN Web TV / Perfil Brasil

A resolução foi proposta pelos dez membros eleitos do órgão - Argélia, Equador, Guiana, Japão, Malta, Moçambique, Coreia do Sul, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça - e "enfatiza a necessidade urgente de expandir o fluxo de assistência humanitária e reforçar a proteção dos civisbotafogo blazetoda a Faixa de Gaza".

É a primeira vez que conseguiram aprovar um cessar-fogo no território palestino. A medida coincide com o mês do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos, que teve início há 15 dias e terminabotafogo blaze9 de abril.

Israel não é obrigado a adotar as resoluções do Conselho de Segurança, porém, após a votação, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu que o governo israelense acatasse a decisão do conselho. "Esta resolução deve ser implementada. O fracasso seria imperdoável", escreveu embotafogo blazeconta no X.

EUA se abstiveram na votação da ONU

Nenhum país votou contra a medida. Houve 14 votos a favor - incluindo os membros permanentes Rússia, China, Reino Unido e França - e uma abstenção, dos Estados Unidos.

"Certas edições importantes foram ignoradas, incluindo nosso pedido para adicionar uma condenação ao Hamas. Não concordamos sobre tudo o que consta da resolução. Por esse motivo, não pudemos votar 'sim'. Mas apoiamos plenamente alguns dos objetivos críticos desta resolução não vinculativa e acreditamos que era importante que o conselho se manifestasse e deixasse claro que qualquer cessar-fogo deve vir acompanhado da libertação dos reféns", explica a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, após a aprovação.

Após a abstenção norte-americana, o primeiro-minisitro Benjamin Netanyahu cancelou a visita de uma delegação que seria chefiada pelo ministro da Defesa Yoav Gallant à Casa Branca. Segundo um comunicado do gabinete do premier, divulgado pela agência estatal israelense Kann, "os EUA recuaram dabotafogo blazeposição consistente no Conselho de Segurança que ligava um cessar-fogo à libertação dos reféns".

Ao longo da guerra, os Estados Unidos rejeitaram quatro propostas de resolução buscando alcançar um cessar-fogo imediato. Em duas das últimas propostas, que incluíam demandas como o cessar-fogo e a libertação imediata dos reféns, os EUA foram os únicos a votar contra, já que, de acordo com as regras do Conselho de Segurança da ONU, os membros permanentes têm o poder de veto.

Por isso, houve surpresa global na última semana quando o secretário de Estado americano, Antony Blinken, anunciou que os EUA propuseram um projeto de resolução pedindo um cessar-fogo imediato, associado à libertação dos reféns. O projeto foi submetido à votação, mas foi rejeitado por Rússia e China, que argumentaram que o texto não esclarecia claramente as demandas e poderia ser interpretado de maneira a justificar a invasão de Rafah por Israel.

Pouco depois da reprovação da proposta apresentada na segunda-feira, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, afirmou que a abstenção na votação não indicava uma mudança na política dos Estados Unidos. Ele explicou que os EUA apoiam um cessar-fogo, mas se abstiveram porque a resolução não condenava o Hamas.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar

Fontes de referência

  1. jogo de cozinha
  2. betfair flamengo velez
  3. fire online casino

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade