Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

cbet turn-Na COP27, Lula deve anunciar criação da Autoridade Nacional do Clima

cbet turn

A criação da ANC foi apresentada por Marina Silva como uma de suas propostas ao declarar apoio à candidatura do petista
9 nov 2022 - 20h02
(atualizado às 20h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deverá usarcbet turnpresença na Conferência das Partes sobre o Clima (COP27), no Egito, para anunciar a criação do cargo da Autoridade Nacional do Clima e apresentar um convite para que uma das próximas COP, possivelmente de 2025, aconteça no Brasil, disseram à Reuters fontes que acompanham o tema.  

A proposta da criação da ANC --inspirada no modelo adotado pelo governo norte-americano de Joe Biden, que colocou neste posto o ex-senador John Kerry-- já havia sido aventada durante a campanha, e foi endossada por Lula ao ser apresentada por Marina Silva como uma de suas propostas ao declarar apoio à candidatura.

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Respeitada internacionalmente nos temas ambientais, a deputado eleita e ex-ministra do Meio Ambiente é, hoje, de acordo com fontes da campanha petista, o nome mais cotado para o cargo, previsto para coordenar os esforços interministeriais ligados ao tema.

Já o convite para a que a COP30, de 2025, aconteça no Brasil seria uma demonstração do compromisso que o próximo governo tem de cumprir e melhorar suas próprias metas de redução de emissão de gases do efeito estufa, além de uma compensação pelo fato do atual governo ter cancelado a COP 25, que deveria ter ocorrido no país.

Ainda como presidente eleito,cbet turnnovembro de 2018, Jair Bolsonaro pediu que o Brasil não sediasse o encontro, que aconteceria no final de 2019.

"Houve participação minha nessa decisão. Nosso futuro ministro, eu recomendei para que evitasse a realização desse evento aqui no Brasil", disse, à época.

A COP28, de 2023, já está marcada para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Para 2024 ainda não há decisão, mas há uma proposta da Austrália.

Lula vai a COP27 a convite do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal e também do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, que telefonou para cumprimentá-lo no dia seguinte à eleição. O presidente eleito deve chegar ao balneário de Sharm El-Sheik, onde acontece a conferência, no dia 15 de novembro e partir no dia 18.

De lá, está sendo prevista uma visita de um dia, ainda não confirmada, a Portugal. O presidente eleito recebeu convites de pelo menos sete países para visitas antes mesmo de tomar posse, mas dificilmente poderá aceitá-los devido ao pouco tempo. Está sendo estudada uma visita a Argentina e Uruguai, segundo uma fonte, mas nada foi acertado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Fontes de referência

  1. sports br betboo
  2. bets 88 apostas online
  3. roleta de jogos aleatorios

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade