supe bet-União Europeia aprova realocação de 120 mil refugiados
supe bet
Maioria dos ministros do Interior acata proposta de redistribuir migrantes. República Tcheca, Eslováquia, Romênia e Hungria votam contra.supe bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A maioria dos ministros do Interior da União Europeia (UE) aprovou nesta terça-feira (22) a realocação de 120 mil refugiados entre os países-membros do bloco. República Tcheca, Eslováquia, Romênia e Hungria votaram contra a proposta, e a Finlândia se absteve.
"A decisão sobre a realocação de 120 mil pessoas foi adotada hoje por uma ampla maioria dos Estados-membros", publicou no Twitter a delegação de Luxemburgo, que presidiu o encontrosupe betBruxelas. O ministro do Exterior de Luxemburgo, Jean Asselborn, afirmou que o texto aprovado é "bem equilibrado".
Numa primeira etapa, deverão ser realocados 66 mil refugiados que estãosupe betcentros de acolhimento na Grécia e na Itália. Em 2016, serão distribuídas outras 54 mil pessoas que estão vivendosupe betabrigos na Hungria.
Na prática, o resultado da votação significa que os países que votaram contra o sistema de cotas também terão que acolher certo número de refugiados. Após a decisão, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, disse que preferiria correr o risco de infringir regras da UE do que implementar cotas adotadas pelo bloco.
"Eu preferiria cometer uma infração a respeitar o ditado pela maioria, que não foi capaz de imporsupe betopinião usando argumentos racionais para alcançar um consenso na UE", disse Fico.
Caso outros países entremsupe betsituação de emergência com o grande afluxo de refugiados, a Comissão Europeia pode apresentar propostas de modificação do plano inicial.
Enquanto os ministros da UE debatiam, migrantes continuavam chegando ao continente europeu. Apenas nesta segunda-feira, quase 10 mil requerentes de asilo chegaram à cidade austríaca de Nickelsdorf, depois de cruzar a fronteira com a Hungria. Nesta terça-feira, ao menos 1,5 mil alcançaram a Áustria e mais são aguardados, segundo a polícia. Centenas seguiramsupe betdireção à Alemanha.
Um relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira estima que a UE registre 1 milhão de pedidos de asilosupe bet2015 e que até 450 mil pessoas recebam o status de refugiado.
KG/afp/rtr/dpa