green bet365-Maceió tem alerta máximo para risco de colapso de mina; veja antes e depois de locais afetados
green bet365
Capital de Alagoas decretou estado de emergência após registrar tremorgreen bet365 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A Defesa Civil de Maceió, capital de Alagoas, emitiu um alerta máximo e declarou estado de emergência na região da mina 18, no bairro do Mutangue. A região fica a apenas 1,5 km da Avenida Fernandes Lima, a principal da cidade. Desde 2018, a capital enfrenta um problema que afeta cinco bairros por causa da exploração de sal-gema feita pela empresa Braskem por décadas.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil, a minagreen bet365risco tem 85 metros de largura e está a 1,1 mil metros de profundidade. Outras duas minas, a 7 e a 19, estão próximas da 18, aumentando o risco ainda mais,green bet365caso de colapso.
O Terra procurou a Braskem, que informou que continua mobilizada e monitorando a situação da mina 18, localizada no bairro do Mutange, tomando todas as medidas cabíveis para minimização do impacto de possíveis ocorrências.
A empresa ainda diz que, desde a noite de quarta-feira, 29, também está apoiando a realocação emergencial dos moradores de 23 imóveis que ainda resistiamgreen bet365permanecer na área de desocupação determinada pela Defesa Civilgreen bet3652020. "Essa realocação emergencial foi determinada judicialmente na tarde da quarta-feira e está sendo coordenada pela Defesa Civil. Até o momento, 22 desses imóveis já foram desocupados e os trabalhos prosseguem. A realocação preventiva de toda a área de risco foi iniciadagreen bet365novembro de 2019 e 99,3% dos imóveis já estão desocupados (dados de 31 de outubro de 2023)", diz a nota.
Em nota, a Defesa Civil informou que a região próxima que corre o risco de colapso já está desabitada, incluindo o entorno. O alerta é máximo para o risco iminente de colapso da mina.
“Estudos mostram um aumento significativo na movimentação do solo na Mina 18, indicando a possibilidade de rompimento e surgimento de um sinkhole. Por precaução, a recomendação é clara: a população deve evitar transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo", diz o comunicado.
A equipe de análise da Defesa Civil ressalta também que as informações são baseadasgreen bet365dados contínuos, incluindo análises sísmicas. Na quinta-feira, 30, foi registrado um novo movimento de terra, gerando preocupação.
A Braskem realizava a extração do sal-gemagreen bet36535 minas, mas após um tremor de terragreen bet3652018, que teve como epicentro o bairro do Pinheiro, foi iniciado um processo de preenchimento e estabilização. No entanto, até hoje o trabalho não está completo, e tem previsão para terminargreen bet3652025, segundo reveladogreen bet365reportagem do Estadão.
Bairro abandonado
As famílias são retiradas dos bairros que apresentam riscos desde 2019, e alguns bairros ficaram desertos. A seguir, veja imagens de antes e depois do deslocamento, que mostram o abandono.
*Com informações do Estadão