probabilidade da roleta-Onda de calor avança sobre centro-sul e pode provocar 'veranico' no outono; entenda
probabilidade da roleta
Área de alta pressão e bloqueio atmosférico avançam sobre os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir desta segunda-feira, 22Uma nova onda de calor avança sobre a região centro-sul do Brasil a partir desta segunda-feira, 22, com temperatura 5°C acima da médiaprobabilidade da roletaparte do País.
probabilidade da roleta de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Após a passagem da primeira frente fria do outono de 2024, as temperaturas voltam a subir com uma nova onda de calor que avança sobre a região centro-sul do Brasil a partir desta segunda-feira, 22. De acordo com o Climatempo, é a quarta passagem do fenômeno pelo País neste ano.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os meteorologistas explicam que a nova onda de calor se dá por uma área de alta pressão, que atuará como bloqueio atmosférico e ganha força sobre áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná. Lentamente, o bloqueio avança sobre a região Sudeste, mantendo o ar quente e seco.
O bloqueio ainda impede a entrada e formação de novas frentes frias na região centro-sul no período entre esta segunda-feira e o dia 2 de maio, elevando as médias de temperatura para o mês de abril, segundo o Climatempo.
Entre as regiões afetadas, estão Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, interior de São Paulo e Minas Gerais, assim como o sul de Goiás e Mato Grosso, que terão temperaturas 5ºC acima da média durante a passagem da onda de calor. A expectativa é de tardes quentes e madrugadas abafadas na região.
Em cidades do Centro-Oeste e do interior de São Paulo, e mais isoladamenteprobabilidade da roletaMinas Gerais, as máximas de temperatura ao longo da semana vão ficar ao redor e acima de 35ºC, com alguns pontos que podem atingir valores de 37ºC a 39ºC, segundo a MetSul.
Especialistas apontam o fenômeno El Niño como uma das causas do calor elevado, também responsável pelas sucessivas ondas de calor que atingem o Brasil desde julho de 2023, com recordes de temperatura.