roleta midas-Parece sobrenatural, mas ciência explica vídeo de ‘água elástica’ de rio que viralizou no TikTok
roleta midas
Há quem diga que se trata de 'falha na Matrix', efeito especial ou até um portal para outra dimensão; vejaroleta midas de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Parece algo sobrenatural, mas a ciência explica uma cena inusitada que viralizou no TikTok. Nas imagens, é possível ver dois homens atirando uma pedra grande dentro de um rio. Quando a rocha atinge a superfície da água, produz um efeito que até parece de filme. A sensação é que a água é uma "cama elástica" e "pula" ao engolir a pedra.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Sem dar explicações, o autor do vídeo, Dan Kukosh, publicou mais de um vídeo mostrando o feitoroleta midasdiferentes ângulos. As publicações chegaram a passar de 14 milhões de visualizações apenasroleta midasum dos vídeos, enquanto os outros têm entre 200 mil e 1,3 milhão.
Nos comentários dos posts, internautas disseram que houve uma “falha na Matrix”,roleta midasreferência ao filme de ficção científica. Outros chutaram tratar-se da abertura de um “portal” para outra dimensão. Ainda há a hipótese de que o vídeo foi editado.
Mas não se trata de efeito especial, tampouco de qualquer outro fenômeno do além. Há uma explicação bastante lógica por trás do fenômeno, segundo professor de química consultado pelo Terra.
Pelas imagens, a impressão que temos é que há uma película plástica sobre a água. Isso acontece pela formação de um “fluido não-newtoniano”, como relata João Pitoscio Filho, professor de química do Curso Etapa.
@dan.kukosh #fyp ♬ original sound - dan.kukosh
“Esses fluidos alteramroleta midasviscosidade dependendo da força nele aplicada. Quando batemos com força um objeto na superfície de um fluido não-newtoniano ele não afunda, mas se colocarmos o mesmo objeto delicadamente sobre aroleta midassuperfície, ele irá afundar”, explica.
“Um materialroleta midassuspensão, como, por exemplo, lama, pode ter criado essa condição. Além disso, a própria água possui uma tensão superficial relativamente alta, que também pode ter contribuído para o efeito visto no vídeo”, completa o especialista.