bet a partir de 1 real-Cabelo e estresse: por que isso afeta a queda dos fios?
bet a partir de 1 real de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Uma situação desesperadora é reparar uma queda drástica dos fios. Seja no banho, penteando o cabelo ou só passando a mão pelas madeixas, é assustador, né? Dentre as razões para a queda acentuada, o estresse pode ser uma delas. Então se você está se sentindo angustiada e ansiosa ultimamente, há uma grande chance de ser uma causa para o problema.
Por outro lado, o diagnóstico vai muito além de reconhecer a causa externa do problema. Os cuidados devem ser internos também, pois o estresse é relacionado com a secreção hormonal, mais precisamente com o cortisol. Ou seja, há uma relação mais profunda entre o estresse e a queda de cabelo. Quem explica isso aqui para gente é o médico e tricologista Dr. Ademir Leite Junior.
"O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais. Faz parte do grupo dos hormônios conhecidos como esteroides e, assim como todos os esteroides, tem como matéria prima o colesterol. Trata-se, portanto, de um hormônio lipídico. É produzido ao longo de todo o dia, porém com picos de produção e secreção no sangue próximo às 8h da manhã e às 16h da tarde", afirma o Dr. Ademir.
O estresse pode fazer o cabelo parar de crescer
Em momentos de nervosismo, tensão excessiva ou sensação de perigo o hormônio é liberadobet a partir de 1 realmaior quantidade, podendo ser responsável por diversos sintomas. É daí que surge a queda dos fios relacionada ao hormônio. O especialista ainda explica que os folículos pilosos/capilares respondem ao cortisol reduzindobet a partir de 1 realtaxa de proliferação celular na raiz do cabelo, ou seja, os cabelos crescem menos e podem até parar de crescer.
"Mais que isso, os próprios folículos parecem produzir cortisol, função que exercem parabet a partir de 1 realautorregulação. Nestes casos, as próprias células das raízes dos cabelos podem diminuir suas atividades ou parar de trabalhar por controle própriobet a partir de 1 realfunção do cortisol", completa.
Cortisol x saúde
Além dos cabelos, o excesso de cortisol por tempo prolongado é preocupante, podendo causar vários problemas. Diminuição da testosterona, perda de massa muscular e aumento do peso são alguns deles. Então o cortisol é ruim? Nem um pouco!
Em níveis normais, o cortisol traz vários benefícios como na regulação da pressão arterial, dos níveis de açúcar do sangue e do humor. Além disso, também atua na manutenção de carboidratos, proteínas e gorduras do corpo. O hormônio até fortalece a musculatura do coração, sendo facilmente relacionado a energia e disposição.
Jábet a partir de 1 realrelação aos cabelos, para que os fios continuembet a partir de 1 realplena produção e firmes no couro cabeludo, o cortisol deve estar cumprindo seu papel. Assim, ele contribui na digestão, no ciclo menstrual, no equilíbrio do peso, entre outros pontos relacionados ao metabolismo.
Segundo o tricologista, "A avaliação do nível de cortisol na consulta de cabelos é sempre importante e esclarecedora, não só para diagnosticar quadros leves de elevação deste hormônio que podem causar a queda capilar, mas também para a identificação de problemas mais significativos dentro do ponto de vista da saúde do indivíduo como um todo". Então já marca aíbet a partir de 1 realconsulta com seu dermatologista, viu?
Como tratar?
A primeira e mais importante recomendação é procurar um especialista para fazer a avaliação do seu organismo. Isso serve para entender a real causa da queda capilar. No caso do cortisol, é essencial manter os níveis do hormônio balanceados. A questão pode ser resolvida apenas com o dermatologista ou também conta com a ajuda de outros profissionais, como nutricionistas.
Independente de qualquer coisa, vale mencionar que o combo alimentação saudável e exercícios físicos também se aplica para o controle do cortisol. Dessa forma, uma extensão de benefícios alcança os neurotransmissores cerebrais, que são super bem-vindos. Trata-se do trio: serotonina, dopamina e endorfina.
Com uma rotina de 20 minutos de atividades físicas diárias, esses hormônios já têmbet a partir de 1 realprodução incentivada. Então, além de dar mais disposição, esse cuidado também diminui o estresse que afeta o cabelo, diminuindo a aqueda.