download galera bet-Consumo de álcool e dormir mal contribuem para o ganho de peso
download galera bet
Médico explica como ambos influenciam no metabolismo, gerando consequências para saúdedownload galera bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Muitos mitos envolvem a perda de peso e o funcionamento do metabolismo. No entanto, poucas pessoas mencionam dois fatores que realmente afetam nosso corpo no controle da obesidade: a falta de sono e o consumo de álcool.
Para o médico endocrinologista Filippo Pedrinola, alguns comportamentos que viraram rotina durante o isolamento social acabaram se tornando hábitos que persistem até hoje. Inclusive, os costumes ruins de sono e consumo de álcool. "Por isso, o alerta continua tão importante, ainda mais com a chegada do frio nos próximos meses que, normalmente, aumenta o consumo de vinho", destaca.
Álcool tem quase o dobro de calorias do açúcar
O processo de produção do álcool vem da destilação ou a fermentação do açúcar. Nesse processo, a molécula de açúcar, antes com apenas quatro calorias, passe a ter sete, quando transformadadownload galera betuma molécula de álcool.
Pedrinola aponta que o metabolismo acaba sendo bastante afetado pelo consumo do álcool, principalmentedownload galera betquem estádownload galera betprocesso de emagrecimento. "Quando há a ingestão da bebida alcoólica, além de consumir o dobro das calorias do açúcar, o metabolismo vai priorizar a eliminação do álcool do organismo. Isso significa que ele acaba deixando de lado o processo normal de queima calórica do corpo, proveniente dos alimentos que ingerimos. É como se atrasasse o metabolismo", explica.
Algumas pesquisas mostram que o álcool parece aumentar a percepção do apetite, o que pode influenciardownload galera betuma série de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade. Isso acaba inibindo, por exemplo, a ação do GLP 1 e das leptinas. Além da bebida alcoólicadownload galera betsi, muitas delas são preparadasdownload galera betcoquetéis, o que faz com que as calorias ingeridas dobrem, dependendo do drink.
Certas bebidas contêm menos calorias: mito ou verdade?
Essa fama foi colocada no gin, por exemplo. O coquetel mais clássico com essa bebida, o gin tônica, não leva açúcar e tem um paladar mais leve e fresco. Contudo, essa é uma impressão falsa. "O problema do gin tônica é que a água tônica, principal ingrediente, é um dos refrigerantes mais calóricos que existem. O quinino, presente emdownload galera betcomposição, demanda uma grande adição de açúcar para que o sabor fique mais equilibrado. Existem alternativas para reduzir essa caloria, como utilizar água tônica zero açúcar ou substituir o açúcar branco de uma caipirinha por adoçante. Não podemos afirmar que estas versões dos coquetéis alcoólicos não engordam. Porém, são opções mais adequadas para o consumo de quem está controlando o ganho de peso", declara o médico.
Para emagrecer com saúde e não deixar o álcool atrapalhar o processo, o ideal é sempre evitar o excesso de bebida, consumindo com moderação e buscando optar por misturas que tenham o mínimo de açúcar possível.
Noite mal dormida pode desregular todo o metabolismo
Agora, sobre o sono, os malefícios são igualmente prejudiciais. Isso porque o ato de dormir é composto por quatro ciclos, sendo três deles a "Fase Não-REM", e o último ciclo a "Fase REM", essa sigla que traduzida do inglês significa "Movimento Rápido dos Olhos".
Cada um desses ciclos levam aproximadamente 90 minutos para se concluir, e a última fase é essencial para o corpo e a mente. Ela é a responsável por liberar os hormônios necessários para o bom funcionamento do cérebro e a dose necessária de grelina, leptina e cortisol. A privação do sono faz com que esses hormônios fiquem desregulados. Isso ocasiona uma hiperprodução de grelina, produzida no estômago e responsável por nos fazer sentir fome. Além disso, há maior maior produção de leptina, desenvolvida nas células de gordura, responsável pelo aumento da fome e maior produção nos níveis de cortisol, hormônio do estresse. "Inclusive, o estresse é outro fator que influencia muito no ganho de peso e tem relação direta com o acúmulo de gordura na região abdominal", declara Pedrinola.
Grande parte da população precisa dormir de 7 a 8 horas por noite. Entretanto, existem aqueles que só ficam completamente descansados quando dormem por mais de 9 horas, e alguns que precisam de menos de 7 horas para se recuperarem.
Como melhorar o hábito de dormir
O ideal é sempre se manter alerta ao seu relógio biológico e criar uma rotina diária, como um horário certo para ir dormir, evitar usar o celular pelo menos 30 minutos antes de se deitar e evitar o consumo de certos alimentos que podem estimular o cérebro ao invés de relaxar. Se, mesmo assim, ainda sentir dificuldades para dormir, o ideal é procurar a ajuda de um médico. "Lembrando que o consumo do álcool também tem como efeito uma noite de sono ruim, ou seja, uma pessoa pode acumular os malefícios dessas duas práticasdownload galera betuma mesma noite", finaliza o endocrinologista.