Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

esportesdasorte-4 dicas para diminuir o colesterol ruim

esportesdasorte

Especialistas explicam como hábitos saudáveis podem evitar problemas cardiovasculares
8 ago 2022 - 12h31
(atualizadoesportesdasorte12/8/2022 às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários

esportesdasorte de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Segundo informações do Ministério da Saúde, 4esportesdasortecada 10 brasileiros têm colesterol alto. Isso porque os novos hábitos de vida têm aumentado o consumo de alimentos gordurosos e processados. 

Hábitos saudáveis ajudam a reduzir o colesterol alto (Imagem: Shutterstock)
Hábitos saudáveis ajudam a reduzir o colesterol alto (Imagem: Shutterstock)
Foto: Portal EdiCase

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2017 e 2018, revelou que 50,5% da alimentação dos brasileiros era processada. Dados como esses demonstram a importância de adotar novos hábitos de vida, como explica a médica cirurgiã Dra. Aline Lamaita. 

"O grande problema dos altos níveis de colesterol no sangue está no fato de ser uma intercorrência silenciosa. O colesterol aumentado pode não causar sintoma nenhum, obstruindo as artérias aos poucos. Então,esportesdasortealguns casos, a primeira manifestação da alta do colesterol é um evento como infarto ou derrame, quando já é tarde para prevenir", alerta a especialista. 

Para ajudar a controlar os níveis de colesterol, a médica nefrologista Caroline Reigada, a cirurgiã Aline Lamaita e a médica nutróloga Marcella Garcez elencam 4 dicas. Confira! 

1. Faça exercícios físicos 

Praticar atividade física é uma das medidas mais eficazes para quem deseja reduzir o colesterol ruim (LDL). Para isso, fazer caminhada, correr, subir escadas ou praticar natação regularmente são excelentes opções. "Ser ativo por 30 minutos na maioria dos dias pode ajudar a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom", explica a Dra. Caroline Reigada.  

2. Consuma alimentos ricosesportesdasortefitoesteróis

Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, consumir diariamente alimentos ricosesportesdasortefitoesteróis, como óleos vegetais, nozes, castanhas e chocolate amargo pode ajudar a reduzir o colesterol ruim do corpo. A prática também ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

"Aposteesportesdasortealimentos ricosesportesdasorteômega 3, como o salmão e nas sementes de linhaça e chia. O ômega 3 é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, evitar a formação de coágulos, diminuir os níveis de colesterol total e de LDL colesterol e aumentar os níveis de HDL", diz a especialista. 

Alimentação ricaesportesdasortefibras inibe a produção de gordura no fígado
Alimentação ricaesportesdasortefibras inibe a produção de gordura no fígado
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

3. Aumente a ingestão de fibras 

Uma alimentação ricaesportesdasortefibras pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, pois elas inibem a formação de gordura no fígado. A aveia é uma excelente opção de fibra. "Já que contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a absorção de açúcares e inibe a absorção de gorduras […]", diz a Dra. Marcella Garcez. 

A médica ainda explica que as frutas cítricas também são excelentes aliadas no controle do colesterol,  pois são ricasesportesdasortefibras e substâncias antioxidantes "[As frutas] limitam a absorção do colesterol no intestino e ajudam a reduzir os níveis de LDL no organismo", destaca a Dra. Marcella Garcez. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cinco porções diárias de frutas e vegetais. 

4. Invistaesportesdasortegorduras boas 

Assim como evitar a ingestão de gorduras ruins e alimentos processados pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL), consumir produtos que são fontes de gordura boa (HDL) é essencial para equilibrar o nível de colesterol no organismo. Apesar de não reduzir os níveis de LDL, esses alimentos aumentam o HDL. "O azeite, a castanha, o abacate e os peixes, por exemplo, são ricosesportesdasortegorduras benéficas para o organismo ", indica a Dra. Aline Lamaita. 

Portal EdiCase
Compartilhar

Fontes de referência

  1. codigo promocional betpix365
  2. bwin saque pix
  3. euro palace casino online

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade