Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

uniunibet-Dengue: Saúde registra 529 notificações de reações à vacina; 365 mil doses foram aplicadas

uniunibet

Casos reportados possivelmente associados à Qdenga foram considerados leves e corriqueiros
8 mar 2024 - 15h35
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem meramente ilustrativa de vacina da dengue
Imagem meramente ilustrativa de vacina da dengue
Foto: iStock

uniunibet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Os sistemas de farmacovigilância do Ministério da Saúde registraram, desde o início da vacinação contra a dengue no Brasil, 529 notificações de eventos possivelmente associados à Qdenga – dentro de um universo de 365 mil doses aplicadas. Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, mais de 80% dos eventos reportados são classificados como leves e corriqueiros.

Dentre as 529 notificações, 70 foram de reações alérgicas à vacina, com 28 casos de hipersensibilidade imediata, 11 de reações locais, como vermelhidão e coceira, 10 de urticária e manifestações cutâneas e 16 de alergia mais intensa ou anafilaxia. A pessoa pode apresentar desde um quadro de diarreia a manifestações pulmonares como broncoespasmo e tosse. Dentro desses 16 casos, 3 apresentaram choque.

Para Gatti, o número é considerado “relativamente pequeno” frente ao total de doses aplicadas e que incluem o Sistema Único de Saúde (SUS), a rede particular e iniciativas como a imunizaçãouniunibetmassa no município de Dourados, Mato Grosso do Sul. “Todas essas são reações de curto intervalo de tempo após a vacinação. A média é de 10 minutos. Todas tiveram o devido acolhimento e foram atendidas, evoluíram para cura e, apesar de alguns casos de observação após o evento, não houve hospitalizações”.

Gatti informou que o paciente mais novo que registrou notificação de reação adversa da vacina tem 4 anos e o mais velho, 21 anos. Os casos estão distribuídosuniunibetmais de um município e não há qualquer relação com um lote específico do imunizante. “É um número pequeno frente ao universo de doses aplicadas, mas o Ministério da Saúde, nauniunibetrotina de farmacovigilância e zelando pela segurança e pela transparência diante da vacinação, fez uma nota técnica com os devidos esclarecimentos após discussão com especialistas”.

Mosquito da dengue tem horário para picar? 5 curiosidades sobre o Aedes aegypti Mosquito da dengue tem horário para picar? 5 curiosidades sobre o Aedes aegypti

Orientações

Em nota técnica, o Ministério da Saúde pasta listou algumas recomendações para profissionais de saúde responsáveis pela imunização nos municípios:

  • sempre questionar se a pessoa tem histórico de alergia;
  • se houver histórico de alergia, aplicar a vacina e pedir que a pessoa aguarde 30 minutos dentro da unidade de saúde;
  • se não houver histórico de alergia, aplicar a vacina e pedir que a pessoa aguarde 15 minutos dentro da unidade de saúde;
  • quando a pessoa retornar para receber a segunda dose, questionar se houve alergia à época da primeira dose;
  • evitar a chamada vacinação extramuro, realizada fora das salas de vacina, e dar prioridade à distribuição das dosesuniunibetambientesuniunibetque há condições de fazer o devido acolhimentouniunibetcasos de reação;
  • evitar vacinação concomitantes (aplicação de mais de uma vacina).

“Para o Ministério da Saúde, a vacina é considerada segura e eficaz. A estratégia de vacinação continua, o sistema de farmacovigilância vai continuar analisando os dados e, obviamente, continuaremos com a nossa vigilância”, concluiu o diretor do Programa Nacional de Imunização.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar

Fontes de referência

  1. 1xbet86 login
  2. cadastrar no sportingbet
  3. jogo de aposta pix

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade