Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

casa de aposta saque pix-O que torna uma pessoa mais mentirosa que outras

casa de aposta saque pix

Pessoas impulsivas, arrogantes e criativas são mais propensas a mentir com sucesso
1 abr 2024 - 12h27
Compartilhar
Exibir comentários

casa de aposta saque pix de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Dia da Mentira, celebrado internacionalmentecasa de aposta saque pix1º de abril, tornou-se o tradicional dia das pegadinhas. Mas, e quando a mentira vai além de uma brincadeira? Um estudo da Universidade Federal do Ceará reforça a máxima do filósofo alemão Friedrich Nietzsche: a mentira é a "conservação da espécie humana".

Segundo uma pesquisa da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, quanto mais conexões uma pessoa tiver, maior o potencial de mentir. A pesquisa descobriu que, ao longo de uma semana, as pessoas mentem cerca de um quinto do tempo para 30% de suas interações sociais.

Apesar da frequência de mentir ser praticamente igual entre os gêneros, os propósitos mudam: mulheres costumam mentir para agradar ou evitar ferir os sentimentos alheios. Já os homens, costumam mentir sobre si mesmos, para impressionar os outros.

O dom de enganar

"Desde cedo,casa de aposta saque pixtodas as culturas, somos ensinados a mentir, uma vez que a mentira é um ato instintivo e funciona como uma estratégia de preservação social", afirma Juliana Santos Lemos, psicóloga clínica, especialistacasa de aposta saque pixPsicopatologia e Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC/RS.

Mesmo assim, há bons motivos para condenar a mentira, segundo Monica Machado, psicóloga, fundadora da Clínica Ame.C, e pós-graduadacasa de aposta saque pixPsicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein.

"Independentemente do tipo de mentira e dos fatores envolvidos, é fato que muitas pessoas têm uma facilidade maior que outras para mentir, sem deixar margem a dúvidas. "Elas manipulam de tal forma que não há como questionar suas versões", completa a host do podcast Ame.Cast.

De acordo com um estudo publicado na Nature Neuroscience, quanto mais inverdades uma pessoa conta, mais fácil e frequente se torna mentir. Os resultados também indicaram que o interesse próprio parece alimentar a desonestidade.

[caption id="attachment_4510" align="alignnone" width="300"]

O que torna uma pessoa mais mentirosa que outras
O que torna uma pessoa mais mentirosa que outras
Foto: Sou Mais Bem Estar

© Keira Burton de Pexels via Canva.com[/caption]

Embora o estudo não tenha analisado especificamente a mentira patológica, ele aponta algumas das habilidades de um mentirosocasa de aposta saque pixpotencial:

Frequência leva à excelência: segundo a psiquiatra Danielle H. Admoni, pesquisadora e supervisora na residência de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM); quem mente com frequência, torna o hábito cada vez mais normal.

"O indivíduo que conta mentiras o tempo todo não precisa de tanto esforço para manter o controle emocional, monitorar a reação do outro e lembrar das histórias falsas que são contadas. Ou seja, ele já chegou ao ponto de criar narrativas convincentes com muita naturalidade", frisa a psiquiatra especialista pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Relação com personalidade: segundo Juliana Santos Lemos, ter mais habilidade para mentir pode estar relacionado com a personalidade do indivíduo. "Por exemplo, pessoas impulsivas, arrogantes e criativas (ou seja, aquelas com imaginação vívida para interpretar e distorcer a verdade) costumam ter mais sucesso com as mentiras".

Inteligência emocional apurada: pessoas com inteligência emocional têm mais capacidade para identificar os agentes estressores acasa de aposta saque pixvolta e saber como agir diante deles. "Por outro lado, indivíduos com baixo coeficiente emocional tendem a revelar com mais facilidadecasa de aposta saque pixtensãocasa de aposta saque pixdeterminadas situações, podendo até tercasa de aposta saque pixveracidade questionada", reflete Monica Machado.

Falta de comprometimento moral: a moralidade é a barreira que impede a maioria das pessoas de mentir sem escrúpulos e com mais frequência do que poderiam, explica a psicóloga Juliana Lemos. "Entretanto, o que mais vemos é a falta de ética e integridade, a ponto de a pessoa passar por cima dos seus próprios valores".

No extremo dessa escala, encontram-se os psicopatas e/ou sociopatas, indivíduos manipuladores, frios e calculistas, que mentem de forma muito elaborada e não poupam esforços para atingir seus objetivos.

"Contudo, dentro de limites moderadamente elevados de desinibição ou desengajamento moral, há várias pessoas 'comuns' que conseguem distorcer a realidade a seu favor ao interpretar seu próprio comportamento de maneira egoísta ou egocêntrica", pontua Juliana Santos Lemos.

É possível não mentir? Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, indicou que reduzir a quantidade de mentiras contadas por dia pode melhorar a saúde física e mental. O estudo avaliou indivíduos que reduziram propositadamente a quantidade de mentiras contadas semanalmente por um período de 10 semanas.

Entre os pesquisados, 35% eram adultos e 65% estudantes universitários, com idades que variavam de 18 até 71 anos, e uma média de 31 anos. Ao final das 10 semanas de testes, os participantes relataram melhoras tanto na saúde mental quanto na física, como tensão e melancolia, além de queda nos casos de dores crônicas.

"Quando mentimos, o cérebro fica sobrecarregado, pois precisa ativar diferentes áreas, simultaneamente, para suprimir a verdade, disfarçar o estresse, criar imagens mentais, monitorar erros e controlar nosso comportamento", explica a psiquiatra Danielle Admoni.

Por outro lado, a sociedade tolera o ato de mentir se a intenção, o propósito ou a consequência forem benéficos, ao invés de egoístas, tóxicos ou antissociais. "Dessa forma, alguém que se abstém completamente da mentira, quando necessário, pode causar mais danos à sociedade do que aquele que opta por sacrificar a verdadecasa de aposta saque pixprol do bem alheio", finaliza a psicóloga Monica Machado.

Sou Mais Bem Estar
Compartilhar

Fontes de referência

  1. site de apostas para ganhar dinheiro
  2. encerrar aposta betnacional
  3. poker vegas download

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade