Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

joguinho do pênalti-Quais doenças podem ter cansaço como um sintoma

joguinho do pênalti

O cansaço físico pode ser um sintoma de diversas doenças, especialmentejoguinho do pênaltimulheres acima dos 40 anos
11 dez 2024 - 16h21
(atualizado às 22h04)
Compartilhar
Exibir comentários

joguinho do pênalti de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Se tem uma coisa que todos nós temosjoguinho do pênalticomum, é que estamos cansados. Mas existem muitas doenças cujo um dos principais sintomas é o cansaço, especialmentejoguinho do pênaltimulheres acima dos 40 anos. "Entre as mais comuns, destacam-se o hipotireoidismo, anemia, falta de vitaminas, diabetes tipo 2, depressão, fibromialgia e síndrome da fadiga crônica. Essas condições podem se manifestar através de uma sensação persistente de cansaço, que não melhora mesmo com descanso adequado", explica Giovanna Carpentieri, médica endocrinologista.

Foto: Pixabay / Revista Malu

O que é a síndrome da fadiga crônica?

Caracteriza-se a síndrome da fadiga crônica (SFC) como uma condição caracterizada por um cansaço extremo que não se alivia pelo repouso e que dura mais de seis meses. "O diagnóstico é clínico e é feito por exclusão, ou seja, após descartar outras doenças que possam causar sintomas semelhantes, como o hipotireoidismo. No hipotireoidismo, por exemplo, além do cansaço, a paciente pode apresentar sintomas como ganho de peso, constipação, e intolerância ao frio, que não são característicos da SFC. Exames de sangue, como os de função tireoidiana, ajudam a fazer essa distinção", descreve. (box)

Mas qual a diferença entre o cansaço causado por doenças e o cansaço regular?

Giovanna pontua que, por mais que exista uma diferença, distinguir o cansaço causado pela rotina e estresse daquele causado por doenças pode ser desafiador. "O cansaço relacionado à rotina geralmente melhora com descanso e mudanças na rotina, como férias ou um bom sono. Já o cansaço causado por doenças é mais persistente e, muitas vezes, vem acompanhado de outros sintomas inespecíficos. Se o cansaço não melhora, é importante consultar um médico para investigar a causa subjacente."

Existe tratamento!

A médica endocrinologista destaca que o tratamento do cansaço relacionado a doenças depende da condição subjacente. "No caso do hipotireoidismo, por exemplo, a reposição hormonal com levotiroxina pode aliviar significativamente o cansaço. Em casos de anemia, a suplementação de ferro ou outras vitaminas pode ser indicada. Para a síndrome da fadiga crônica, o tratamento é mais complexo e pode envolver uma combinação de terapia cognitivo-comportamental, exercícios graduais e manejo do estresse."

O jeito de viver influencia o surgimento das doenças?

Mudanças no estilo de vida são fundamentais para a gestão do cansaço. A médica endocrinologista indica boas práticas de sono, dando valor para horas de sono de qualidade, alimentação balanceada e ricajoguinho do pênaltinutrientes essenciais, exercícios físicos regulares adaptados à capacidade individual. "Além disso, o gerenciamento do estresse, através de técnicas de relaxamento ou meditação, pode fazer uma grande diferença."

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar

Fontes de referência

  1. suporte realsbet whatsapp
  2. freebet betfan zasady
  3. banco inter na bet365

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade