pix bet e bom-Quando o esquecimento é normal e quando pode ser sinal de Alzheimer?
pix bet e bom
Especialista destaca diferenças entre os sintomas para você saber se precisa de ajuda médicaExistem alguns sinais comuns de esquecimento que podem ser considerados normais com o envelhecimento, mas alguns fatores de risco associados ao desenvolvimento de Alzheimer podem indicar algo mais sério. Algumas estratégias podem ajudar na saúde cognitiva e prevenir o declínio associado à doença.
pix bet e bom de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Ansiedade, estresse, falta de sono e até mesmo o envelhecimento natural do cérebro podem ser fatores causadores de esquecimentos cotidianos, como não lembrarpix bet e bomqual lugar deixou uma chave ou se fechou as janelas antes de sair de casa. Porém,pix bet e bomalguns casos, a perda de memória pode indicar algo mais sério, como a doença de Alzheimer.
Para entender essa diferença fundamental na identificação precoce de problemas de saúde cerebral, o Terra conversou com Simone de Paula Pessoa Lima, médica geriatra da Saúde no Lar.
A especialista conta que existem alguns sinais comuns de esquecimento que podem ser considerados normais devido ao envelhecimento, como por exemplo:
- Esquecer nomes de pessoas que são conhecidas menos frequentemente;
- Esquecer partes de uma experiência passada;
- Ter dificuldades ocasionaispix bet e bomencontrar palavras certas;
- Fazer escolhas erradas de vezpix bet e bomquando;
- Esquecer onde objetos foram deixados, como chaves ou óculos, especialmente se o indivíduo não tem uma rotina para guardá-los.
Porém, se esses esquecimentos forem acompanhados de fatores de risco associados ao desenvolvimento de Alzheimer, é preciso ficar atento e buscar ajuda médica o quanto antes. A médica explica que o risco de desenvolver a doença aumenta significativamente após os 65 anos, mas se o Alzheimer for genético, ele pode ter manifestação precoce abaixo dos 60 anos.
Fatores de estilo de vida e saúde cardiovascular, hipertensão, diabetes, obesidade, fumo e sedentarismo também podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Entre os principais sintomas do Alzheimer que diferenciam o esquecimento normal, estão:
- Esquecer informações recentes ou eventos importantes, de forma que afeta a vida cotidiana;
- Dificuldades sériaspix bet e bomrealizar tarefas e atividades que requerem planejamento, solução de problemas e pensamento abstrato;
- Mudanças de humor e de personalidade, como aumento da irritabilidade, confusão e apatia;
- Problemas de linguagem, como dificuldadespix bet e bomformar frases completas oupix bet e bomcompreender palavras;
- Desorientação no tempo e no espaço, como não saber que dia é ou se perderpix bet e bomlocais familiares.
Simone de Paula destaca a importância de buscar avaliação médica quando o esquecimento se torna preocupante. O diagnóstico precoce pode ajudar a gerenciar melhor a condição, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida.
“O diagnóstico permite a identificação de condições tratáveis que podem estar causando os sintomas de esquecimento e proporciona uma oportunidade para o paciente e a família planejarem o futuro, considerando assistência médica, viver com assistência e outras decisões importantes”, diz a geriatra.
Algumas estratégias e atividades podem ajudar a manter a saúde cognitiva e prevenir o declínio associado ao Alzheimer, entre elas se destacam:
- Manter-se fisicamente ativo com exercícios regulares;
- Seguir uma dieta balanceada ricapix bet e bomfrutas, vegetais, grãos integrais e peixes;
- Manter a mente ativa com atividades como leitura, palavras-cruzadas, ou aprender algo novo;
- Manter um bom sono e gerenciar o estresse;
- Estabelecer e manter conexões sociais para evitar o isolamento;
- Controlar condições de saúde que podem afetar a função cerebral, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.