sport x ponte preta-Dia da Caatinga: destinos imperdíveis nesse bioma exclusivamente brasileiro
sport x ponte preta
O bioma é celebrado neste 28 de abril. [...]sport x ponte preta de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Anualmente, 28 de abril é o Dia Nacional da Caatinga,sport x ponte pretahomenagem a esse bioma 100% brasileiro que ocupa cerca de 10% do território nacional.
A data celebra também o nascimento do professor João de Vasconcelos Sobrinho, pioneiro na área dos estudos ambientais no Brasil, nascidosport x ponte preta1908,sport x ponte pretaMoreno, na Região Metropolitana do Recife (PE).
Talvez você nem tenha se dado conta, mas quem anda viajando pelo Brasil, certamente, já viu ao menos um naco desse biomasport x ponte pretaestados como Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e o norte de Minas Gerais.
Veja alguns destinos turísticos imperdíveis onde a Caatinga está presente.
Chapada Diamantina
BAHIA
Com mais de 38 mil km², essa chapada é conhecida por suas grutas e cavernas, cachoeiras imponentes e trilhas exigentes.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina, seu atrativo mais famoso, engloba três biomas: o Cerrado, a Mata Atlântica e a Caatinga, na divisa da Bahia com Minas Gerais, próximo à cidade de Lençóis, a 427 quilômetros de Salvador.
Canindé de São Francisco
SERGIPE
O menor estado brasileiro fez do rio o seu mar.
A 200 quilômetros de Aracaju, o Cânion do Xingó é a principal atração dessa região recortada por imensas rochas avermelhadas que margeiam o Rio São Francisco.
A partir do município de Canindé de São Francisco, são 15 quilômetros de navegaçãosport x ponte pretacatamarãs até o Paraíso do Talhado, onde dá para tomar banho de rio e fazer passeiossport x ponte pretaembarcações a remo, no 5º maior cânion navegável do mundo.
Outro destaque é a Trilha do Angico, uma caminhada de 3,5 quilômetros (ida e volta) até a grota onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram mortos e decapitados,sport x ponte pretajulho de 1938.
Lajedo de Pai Mateus
PARAÍBA
A 166 quilômetros de João Pessoa, aproximadamente, na região do Cariri Paraibano, o município de Cabaceiras é um dos destinos mais cenográficos da Paraíba. Não é à toa que é conhecido como a Roliúde Nordestina, assim mesmosport x ponte pretabom nordestinês,sport x ponte pretareferência às diversas produções de cinema gravadas na região.
Conhecida pela mata de pequeno porte, denominada caatinga arbustiva, e endereço de um dos finais de tarde mais bonitos do bioma, a região abriga o Lajedo do Pai Mateus, uma sequência de rochas com formatos que variam, de acordo com a imaginação de cada visitante, como a mais famosa delas, a Pedra do Capacete.
É possível andar entre imensos blocos de granito arredondados com até 45 toneladas que, segundo estudos, têm origem vulcânica e seu nome seria uma referência a um ermitão que morou no local.
O atrativo fica no interior do Hotel Fazenda Lajedo Pai Mateus, aberto também para não hóspedes, a 25 quilômetros da cidade por estrada de terra. Para ver a luz do sol pintando aqueles gigantes rochosos, programe-se para ir no final da tarde.
Vale do Catimbau
PERNAMBUCO
Eis a versão surreal de Pernambuco.
A 290 quilômetros do Recife, esse destino tem um antigo anfiteatro natural usado para rituais sagrados, abriga uma formação rochosa mais diferente do que a outra e guarda a segunda maior concentração de arte rupestre do Brasil.
Buíque, uma das cidades que formam o vale, assim como Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, serve de base para quem visita a região.
O principal atrativo é o Parque Nacional do Catimbau, endereço de 13 trilhas oficiais e 30 sítios arqueológicos catalogados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que deram ao Catimbau o título de Capital Pernambucana da Arte Rupestre.
Geoparque Seridó
RIO GRANDE DO NORTE
A 150 quilômetros de Natal, a área é o registro de cerca de 600 milhões de anos da história da Terra,sport x ponte pretaatrativos como sítios arqueológicos, cânions e trilhas,sport x ponte preta21 geossítios (sítio geológico com formações de importante valor científico).
Longe das águas convidativas do litoral potiguar, o turismo acontece na Caatinga, entre arbustos e árvores baixas.
É possível fazer caminhadas curtas até atrativos como o Sítio Arqueológico Xiquexique, a 3,5 quilômetros de Carnaúba dos Dantas, e o geossítio Serra Verde, no município Cerro Corá, famoso por suas geoformas rochosas com mais de 530 milhões de anos e pinturas rupestres dentro de uma gruta.