Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

roleta green-Vai tirar férias e não pagou o IPVA? Saiba como resolver

roleta green

No fim de ano muitas famílias aproveitam o recesso para viajar, mas se o IPVA não estiverroleta greendia podem enfrentar dores de cabeça
7 dez 2024 - 06h35
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O não pagamento do IPVA pode gerar impedimento do licenciamento, multas, apreensão do veículo, nome sujo na praça e até a perda do bem.
Foto: Reprodução

roleta green de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O décimo terceiro caiu na conta e a primeira coisa que pensamos éroleta greenadiantar contas e comprar coisas que ao longo do ano não tivemos oportunidade, com isso, uma das contas que pode ficarroleta greenescanteio é a do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O que acontece com veículo com IPVA atrasado?

É impedido de fazer o licenciamento anual

Um dos impactos do não pagamento do IPVA é o impedimento para fazer o licenciamento obrigatório anual, ou seja, não é possível atualizar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

“O licenciamento também tem um prazo para ser feito, cujo calendário é definido e divulgado pelo Detran de cada estado. Se o IPVA não for pago até a data limite, o proprietário fica impedido de fazer o licenciamento e, portanto, de ter o CRLV atualizado, que é um documento de porte obrigatório”, conta Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet.

Loffreda ainda explica que o CRLV também não pode ser renovado se o veículo tiver multasroleta greenaberto, portanto o documento só pode ser regularizado com o pagamento do IPVA, do licenciamento e das multas existentes.

Multas

Outra penalidade é a incidência de 0,33% por dia de atraso e juros por atraso no IPVA com base na taxa Selic. Mas depois de 60 dias de atraso a multa passa a ser de 20% do valor do imposto.

Por outro lado, rodar sem licenciamento é considerado uma infração gravíssima, gerando 7 pontos na CNH e mais multa de R$ 293,47. “Ou seja, a falta de pagamento do IPVA vai pesando cada vez mais no bolso”, afirma.

Apreensão do veículo

A falta de pagamento do IPVAroleta greensi não gera apreensão do veículo, mas a falta de licenciamento e do CRLV sim.

“Então, se você for pegoroleta greenuma blitz ou precisar mostrar os documentosroleta greencaso de acidente, por exemplo, além de todo aborrecimento da situação, ainda receberá a multa equivalente e terá o veículo apreendido”, alerta.

E a dívida só cresce, porque você só poderá retirar o veículo do depósito após quitar todos os débitos antigos (IPVA, multas e licenciamento) e ainda pagar as diárias dos dias parados no pátio do Detran e o reboque.

“Por isso, o não pagamento do imposto age como uma cascata de dívidas no seu bolso, saindo bem mais barato manter o IPVAroleta greendia”, analisa.

Nome sujo na praça

Não pagar o IPVA e ficar inadimplente com o governo implicarároleta greenvárias consequências. Uma delas é a inscrição do nome do proprietário do veículo no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, o Cadin.

“Se isso acontecer, você será protestadoroleta greencartório e terá seu CPF negativado no Serasa e SPC, e também não poderá emitir Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND)”, revela.

O passo seguinte, caso ainda assim continue inadimplenteroleta greenrelação ao IPVA, é ter o débito enviado para a dívida ativa. “Aí o débito aumenta ainda mais, porque de 20% a multa dobra, passando a 40% do valor do IPVA. E, além disso, são cobrados de você também as despesas judiciais e honorários advocatícios”, diz.

Por outro lado, quem está inscrito na dívida ativa não pode prestar concursos públicos nem participar de licitações para o governo na maioria dos estados. Não conte com os prazos divulgados para ter o nome incluído na dívida ativa, cada estado brasileiro age de uma maneira diferente e pode ser que fique negativado antes do prazo divulgado pelo calendário.

Perda do bem

Como uma bola de neve, o não pagamento do IPVA só vai aumentando os problemas e a dívida. O que acontece é que a inscrição na dívida ativa permite que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) proteste o débitoroleta greencartório.

“Se isso acontecer, o proprietário não pode obter crédito no comércio, abrir contaroleta greenbanco, vender imóvel deroleta greenpropriedade nem licenciar ou transferir o veículo. E como o débito então passará a ser cobrado na Justiça, pode acabar perdendo o próprio carro”, informa.

Como regularizar IPVA atrasado

Em empresas como a Zignet, você pode parcelar todos os débitos veicularesroleta greenaté 12 vezes no cartão de crédito. Ela é uma das empresas credenciadas pelo Detran para fazer essa regularização.

“Você usa seu cartão de crédito e divide o pagamento de qualquer débito – IPVA, Licenciamento, multas etc. –roleta greenaté 12 vezes, deixando as parcelas bem suaves. Em pouco tempo a situação do imposto é regularizada no Detran e você pode rodar com tranquilidade, sem risco de ser multado nem da dívida crescer cada vez mais”, recomenda e finaliza ele.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar

Fontes de referência

  1. virgin bet sign up offer
  2. gremio casa de aposta
  3. site de apostas esportivas que dao dinheiro para começar

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade