estrela bet png-Indígenas fazem ritual de dança na favela Real Parque,estrela bet pngSP
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Na região de maior concentração pankararu na capital paulista, festa marca resistência do povo que migrou de PernambucoPovo Pankararu, originário de Pernambuco, realizou o toré na UBS Real Parque, zona sul de São Paulo, local que conquistaram como referência de saúde indígena. Toré é dança ritual da terra ancestral Brejo dos Padres,estrela bet pngTacaratu. A etnia pankararu veio para a capital paulistaestrela bet pngbusca de sobrevivência. É a maior de fora do estado, vivendo na capital, Região Metropolitana e interior paulista.
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Na manhã de 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, representantes da etnia pankararu pararam por meia hora o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Real Parque, zona sul da capital paulista. A sala de recepção ficou repleta de pessoas e sons de chocalhos, os maracás, para a o ritual do toré, dança que atrai boas energias.
O povo pankararu é originário de Pernambuco. Vieram para São Paulo desde a década de 1940, fugindo da seca e de outras dificuldades. Na capital paulista, trabalharamestrela bet pngobras monumentais, como o Palácio dos Bandeirantes e o Estádio do Morumbi.
Muitos ficaram na zona sul, morando precariamente perto do trabalho. Fixaram-se no Jardim Panorama e na favela Real Parque, onde vive a maior quantidade de parentes pankararu da capital paulista, cerca de mil pessoas.
Articulados, mantém associação e conquistaram a primeira Unidade Básica de Saúde com atenção às necessidades indígenas, no Real Parque. Foi nela que oito homens e mulheres, devidamente paramentados, entoaram cantos, agitaram seus maracás e dançaram o toré.
Foram acompanhados por cerca de 30 pessoas, entre funcionários da UBS, pacientes e parentes da área e de outros bairros. Um deles é Henrique Pankararu, 32 anos – aniversariando exatamente no Dia dos Povos Indígenas. Ele moraestrela bet pngPinheiros e veio prestigiar os parentes. “São minha maior referência”, diz.
Família trabalha unida
Ivone Pankararu é casada com Adilson Luiz Nascimento. Ela nasceuestrela bet pngSão Paulo; o marido,estrela bet pngBrejo dos Padres, Tacaratu, Pernambuco, a terra ancestral pankararu. O casal sobrevive da venda de artesanato indígena.
Ivone foi uma das primeiras a chegar na UBS Real Parque. “Vendo para todo lugar, pegou meu cartão?”. Os objetos podem ser encomendados pelo WhatsApp. O marido não sabe bem o preço das peças. “Eu faço, mas ela que vende, quem cuida do dinheiro é ela”, explica Adilson.
Sua esposa chegou à UBS com a parente Katelyn França, de 20 anos, que a ajudou a montar a banca. Junto à dupla estava Maria Erileide, nascida na aldeiaestrela bet pngPernambuco. Com 57 anos, vive há meio séculoestrela bet pngSão Paulo. “Não tinha nenhum prédio desses quando cheguei aqui”, relembra.
A favela Real Parque é uma quebrada peculiar. Em algumas partes, prédios chiques, ruas planas, sinalizadas, SUVs para todo lado. Em outras, ruasestrela bet pngdeclive, casas pobres, prédios populares. Em um deles, funciona a associação, com portinha discreta no térreo.
Adilson “desabou no mundão”
A trajetória de Adilson Luiz Nascimento representa a maioria das histórias do povo pankararuestrela bet pngSão Paulo. Na aldeia onde nasceu, a seca castigou. Viveu lá até os 22 anos e, sem oportunidade de emprego, veio sozinho para São Paulo.
“Resolvi desabar no mundão. Vim, meti as caras e já era. Depois de três dias de viagem de busão, desci no Brás”, conta. Apesar da selva de pedras, ele se surpreendeu por encontrar áreas verdes na capital, como havia no Real Parque, quando chegou.
Trabalhouestrela bet pngdiversos locais e ocupações. Na cozinha de um hotel, no Morumbi, permaneceu por mais tempo, seis anos. Hoje, vive do artesanato que aprendeuestrela bet pngSão Paulo, com os parentes. “Na aldeia não fazia tanto, fui aprender aqui, via os primos fazendo, sou bom de memória, gravei e fui produzindo”.
Ele tem dois filhos com Ivone. E voltou para a escola. “Não tive oportunidade antes, mas nunca é tarde para começar”. Vive repetindo aos filhos que precisam estudar. Feliz pela data, diz que “estamos mostrando nossa cultura para Deus e o mundo ver”. Que Deus?
Os espíritos encantados, que são plantas, animais, ancestrais, tudo que vive ou virou espírito, conforme compreensão pankararu.