Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

betanobetano-Tour de bike passeia pela história de São Miguel Paulista

betanobetano

Projeto ‘Pedala-se’ busca incentivar o uso da bicicleta enquanto apresenta a identidade indígena, negra e nordestina da região da zona leste
8 abr 2022 - 05h00
(atualizado às 10h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Rogério é coordenador de ciclologística e morador de região
Rogério é coordenador de ciclologística e morador de região
Foto: Fabrício Cabral

betanobetano de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A Capela de São Miguel Arcanjo, conhecida também como Capela dos Índios, é um patrimônio cultural e histórico de São Paulo. LocalizadabetanobetanoSão Miguel Paulista, no extremo leste da cidade, é dela que se inicia o percurso do Pedala-se, projeto que une o amor pela bicicleta à ideia de pedalar enquanto se aprende a história do bairro.

O passeio tem duração de 2h30 a 3h, realizado de terça-feira a domingo mediante agendamento, e permite transitar por outros marcos históricos de São Miguel Paulista, como a Praça do Forró, o Parque Jacuí e murais de grafite pela região.

O morador Rogério Rai, 32, foi quem teve a ideia de criar o tour de bikebetanobetano2019. Ele é coordenador de ciclologísticabetanobetanoum projeto que conecta negócios locais com quem pedala, além de ser pesquisador de ciclomobilidade e políticas públicas.

“É um caminho para o resgate da memória das pessoas sobre onde vivem e a relação delas e de suas famílias com a territorialidade e a cultura local. Além do incentivo ao uso da bicicleta como forma de autonomia e mobilidade”, afirma.

Antes de trabalhar com cicloturismo, Rogério vendia bicicletas na região do Itaim Paulista, da Vila Curuçá e de São Miguel Paulista – todos distritos vizinhos. Em outro momento da vida, precisou trabalhar como entregador de encomendas.

“Comecei a ver a bike com um significado importante. Estava estudando história e pensei: 'e se eu montasse um [projeto de] cicloturismo, contando a história do bairro?'. Aí essa paixão tomou espaço, tomou corpo e se materializou”, conta.

Moradores na Capela de São Miguel Arcanjo
Moradores na Capela de São Miguel Arcanjo
Foto: Heitor Salusti

O roteiro turístico

Dentro do roteiro turístico da pedalada, que inclui mais de cinco paradas, um dos pontos que mais chama a atenção de moradores e turistas é a Capela de São Miguel Arcanjo.

É o templo religioso mais antigo da cidade de São Paulo, entregue no ano de 1622 por padres jesuítas e indígenas guaianases, e tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1938.

A finalização do trajeto se dá com o retorno à Praça do Forró, onde a capela se situa, para um momento de conversa, reflexão e questões abordadas no percurso.

“A missão é provocar os participantes a refletirem sobre o local onde vivem, conhecerem os patrimônios que compõem os territórios que passamos e fortalecer a identidade indígena, negra e nordestina”, pontua Rogério.

Entre os desafios de desenvolver o Pedala-se na periferia, o pesquisador comenta sobre o baixo investimento do poder públicobetanobetanoatividades ciclísticas e cita não ter reconhecimento dos moradores locais, seja por falta de informações ou a própria dificuldade de se locomover de bicicletabetanobetanouma cidade “carrocrata”.

O jornalista Guilherme Soares, 35, saiu da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, para fazer o tour de bike com o projeto. “Moro há 12 anosbetanobetanoSão Paulo, mas foi a primeira vez que fui a São Miguel Paulista”, conta.

“Foi uma oportunidade riquíssima de circular pelo bairro, conhecer a história, interagir com as pessoas e os lugares. Super recomendo e gostaria que houvesse esse passeiobetanobetanomais lugares da cidade”, complementa.

Para participar do passeio, os interessados devem desembolsar R$ 70, pagos no momento do agendamento ou no local de encontro. O valor inclui o empréstimo da bicicleta, capacete de proteção, água de coco e o guia turístico.

“O Pedala-se quer ser democrático e acessível a todos, mas com o início da pandemia e a ausência de editais, tive que cobrar um valor simbólico. A ideia, para 2022, é concorrer aos editais e leis de incentivo para torná-lo totalmente gratuito”, conclui Rogério.

Tour de bike passa por pontos históricos de São Miguel Paulista
Tour de bike passa por pontos históricos de São Miguel Paulista
Foto: Heitor Salusti

SERVIÇO

Ponto de encontro: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10 - São Miguel Paulista, São Paulo-SP

Horário: Agendado de terça-feira a domingo

Contato: (11) 94812-3798 - Rogério Rai

E-mail: 1pedalese@gmail.com

Instagram: @ipedalese 

Agência Mural
Compartilhar

Fontes de referência

  1. app para ganhar dinheiro apostando
  2. como ganhar dinheiro nos sites de apostas
  3. onabet valor minimo

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade