cada da aposta de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
As tecnologias de deepfake e inteligência artificial da nova campanha da automotiva Volkswagen, que promoveram um encontro da cantora Maria Rita comcada da apostafalecida mãe, Elis Regina, também causaram muita discussão nas redes sociais. O principal ponto foi a discussão ética do uso dessas feramentas para "reviver" pessoas mortas.
No vídeo, lançado nesta segunda-feira (3), Maria Rita canta o clássico "Como Nossos Pais" dirigindo um ID.Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi. Ao seu lado, surge Elis conduzindo uma Kombi clássica. A canção foi composta por Belchior, mas a versão da cantora gaúcha que morreucada da aposta1982 é um de seus maiores sucessos.
PublicidadeDiogo Cortiz, processor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pesquisador de inteligência artificial, deu a deixa de que o debate sobre isso será intenso no futuro.
A IA já está criando realidades alternativas e novos mundos. Esse comercial ficou uma obra-prima, mas, claro, surgem muitas novas questões éticas, filosóficas para os próximos anos.
Na era da IA, os filósofos vão ter muito trabalho. :) https://t.co/0LRpuvulz5
— Diogo Cortiz (@DiogoCortiz) July 4, 2023
Mas na verdade o debate já começou. Uma seguidora dele tocou na ironia política dessa situação:cada da apostaum mesmo vídeo, tivemos uma canção considerada um símbolo de resistência contra a ditadura; no entanto, foi para promover uma empresa multinacional acusada de colaborar com o regime militar brasileiro.
Exato. Muitas questões novas deverão ser formuladas.
— Diogo Cortiz (@DiogoCortiz) July 4, 2023
Os defensores da peça publicitária não ignoraram a emoção de ver mãe e filha "contracenando" juntas pelas mãos da tecnologia — afinal, Maria Rita tinha apenas quatro anos de idade quando Elis Regina morreu.
O comercial com a @MariaRita é lindo, quem cresceu ouvindo Elis e hoje acompanha a Maria sabe a emoção que é. Além disso, é um retrato de um Brasil que eu gosto de ver.
Nem tudo precisa de análises sociológicas profundas e técnicas. Sente a emoção, a vida é mais que isso!
— carolinna (@carolnnaa) July 4, 2023
A emoção da Maria Rita vendo o resultado da Inteligência Artificial a colocando ao lado de Elis Regina no comercial já histórico dos 70 anos da Volkswagen. pic.twitter.com/zQ0oZisIeB
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) July 4, 2023