A digitalização dos meios de pagamento no Brasil está7games qualquer um jogocrescimento, com tendências para 2025 apontando para mais diversificação e segurança nas opções disponíveis.
7games qualquer um jogo de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A digitalização dos meios de pagamento no Brasil tem se intensificado nos últimos anos e as tendências para 2025 apontam para uma diversificação ainda maior nas opções disponíveis. Dados do Banco Central (BC) revelam que as transações por aproximação têm se destacado entre as preferências da população.
Em 2023, o percentual de operações com cartões de crédito por aproximação aumentou expressivamente7games qualquer um jogorelação a outras formas de captura, como tarja magnética, chip e transações não presenciais, passando de 23,1% para 31,1% entre os últimos trimestres de 2022 e 2023. Para 2025, uma novidade importante será a possibilidade de realizar pagamentos via Pix por aproximação, uma evolução que promete tornar a modalidade ainda mais acessível e ágil no cotidiano dos brasileiros.
Publicidade“Essas tendências estão sendo impulsionadas por uma combinação de fatores, como a digitalização acelerada, mudanças nos hábitos de consumo, a necessidade de conveniência e segurança nas transações, além do crescimento do comércio eletrônico”, diz Fernando Nunes, CEO da Transfeera, fintech que fornece soluções de pagamentos para empresas. “Elas representam uma evolução significativa dos meios de pagamento já existentes. Por exemplo, o crescimento dos pagamentos por aproximação é uma continuação da tendência de digitalização.”
Pensando nisso, Nunes elenca as 5 principais tendências no setor de meios de pagamentos para 2025.
Pagamentos por aproximação (NFC)
O aumento na utilização de smartphones e wearables (como relógios inteligentes e pulseiras) com tecnologia NFC está transformando os pagamentos por aproximação7games qualquer um jogouma prática comum e preferida pelos consumidores. A conveniência de simplesmente aproximar o dispositivo do terminal de pagamento, sem a necessidade de inserir cartões ou senhas, reduz o tempo nas filas e melhora a experiência de compra. Essa tendência também traz mais segurança, com autenticação por biometria e criptografia.
Pagamentos instantâneos
O crescimento dos pagamentos instantâneos, como o Pix no Brasil, demonstra uma mudança no comportamento financeiro, onde consumidores e empresas preferem transações7games qualquer um jogotempo real. Em 2025, o Pix deverá se expandir ainda mais, impulsionado pelas atualizações planejadas pelo Banco Central (BC), que já introduziu novas funcionalidades, como o Pix Saque e o Pix Troco. Espera-se que novas funcionalidades, como o pagamento por aproximação e o agendamento de transações recorrentes, ampliem as aplicações do Pix no comércio.
Publicidade