Oferecimento

win55 slot-China inicia investigação que pode limitar importação de carne bovina; Brasil pode ser afetado

win55 slot

China é o principal destino das exportações brasileiras do produto, que somaram mais de 1 milhão de toneladas entre janeiro e novembro deste ano; Abiec acompanha com atenção a decisão do governo chinês
27 dez 2024 - 11h22
(atualizado às 18h11)

win55 slot de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Ministério do Comércio da China anunciou nesta sexta-feira, 27,win55 slotcomunicado, o início de uma investigação sobre as importações de carne bovina, que pode resultar na adoção de ações para proteger a produção local, reduzindo as compras. A medida foi motivada por um pedido formal de várias associações da pecuária chinesa, que alegaram um aumento significativo nas importações nos últimos anos e efeitos prejudiciais à indústria nacional.

De acordo com o comunicado oficial, as importações de carne bovina cresceram 64,93% entre 2019 e 2023 e mais que dobraram (106,28%) no primeiro semestre de 2024win55 slotrelação ao mesmo período de 2019. O mercado doméstico viuwin55 slotparticipação cair, com as importações representando 43,87% da produção total no período analisado, ante 24,87%win55 slot2019.

Publicidade
Principal importador da carne bovina brasileira é a China
Principal importador da carne bovina brasileira é a China
Foto: Paulo Liebert/ Estadão / Estadão

As associações afirmam que o aumento nas importações está diretamente ligado aos prejuízos sofridos pelos produtores chineses. Após análise preliminar, o Ministério do Comércio considerou que as evidências apresentadas atendem aos requisitos legais para a abertura da investigação.

A apuração abrange o período de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2024 e poderá incluir questionários e audiências com partes interessadas. As entidades afetadas têm até 20 dias para se registrar e apresentar comentários ou informações adicionais. A previsão é de que o processo seja concluídowin55 slotaté oito meses, com possibilidade de prorrogaçãowin55 slotcasos excepcionais.

win55 slot

Salvaguardas

A medida pode resultar na implementação de salvaguardas para limitar ou tarifar as importações, com o objetivo de proteger a indústria local. A China é o principal destino da carne bovina brasileira, tendo comprado 1.212.721 toneladas de janeiro a novembro deste ano, alta de 11,1% ante igual período de 2023. A receita no período cresceu 3,7%, para US$ 5,424 bilhões. A participação chinesa no total exportado de carne bovina de janeiro a novembro representou 41,1% do volume total comercializado pelo país com o exterior e 45,1% considerando as receitas.

Reação dos exportadores

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) disse,win55 slotcomunicado, que "acompanha com atenção" a investigação anunciada pelo Ministério do Comércio da China sobre as importações de carne bovina. Segundo o comunicado, a investigação envolve todos os países exportadores para aquele país, incluindo o Brasil.

Publicidade

A Abiec diz ainda reconhecer "o papel estratégico do mercado chinês", principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, e reforça que as exportações brasileiras da proteína vermelha, que somaram mais de 1 milhão de toneladas este ano, são um "suprimento fundamental para complementar a produção local chinesa, hoje estimadawin55 slot12 milhões de toneladas".

A Abiec acrescenta que a carne bovina brasileira exportada para a China "é de alta qualidade e segue rigorosos padrões de sanidade e segurança". "Como grandes parceiros comerciais, estamos comprometidoswin55 slotcooperar com as autoridades chinesas e brasileiras, colocando-nos à disposição para fornecer quaisquer esclarecimentos e participar ativamente do processo de investigação, sob a liderança do Governo Brasileiro, especialmente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE)", acrescenta a entidade na nota.

Por fim, a Abiec diz que "reforça seu compromissowin55 slotapoiar o diálogo construtivo e fortalecer os laços de confiança com a China, contribuindo para soluções que atendam aos interesses de ambas as nações".

Comércio com China "segue normalmente", diz Abrafrigo

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) disse hoje,win55 slotnota, que o comércio de carne bovina entre a China e os países fornecedores da proteína - incluindo o Brasil - "segue normalmente". O comunicado foi divulgado após a China informar que abriu investigação sobre suas importações de carne bovina, atendendo a solicitação de associações de pecuária do país asiático.

Publicidade

A Abrafrigo destaca que a investigação, que será feita pelo Ministério do Comércio da China, levará oito meses, podendo ser prorrogados, e envolve importações de carne bovina de todos os países que fornecem para o gigante asiático. "Não foram adotadas medidas preliminares de salvaguarda ao comércio durante o período de investigação", disse. Portanto, "o comércio de carne bovina com o país asiático prossegue normalmente".

A entidade disse também reconhecer "a grande importância da China como parceiro comercial do Brasil" e que as exportações de carne bovina para lá contribuem para "complementar o abastecimento do mercado chinês". A entidade acrescentou que "se coloca à disposição de autoridades do Brasil e da China, bem como dos parceiros comerciais da indústria da carne bovina brasileira", para colaborar com o procedimento de investigação, "com confiançawin55 slotuma solução equilibrada e que atenda aos interesses de ambos os mercados".

Posição do governo brasileiro

Os Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE) disseram,win55 slotnota conjunta, que a tarifa de 12% "ad valorem" que a China aplica sobre importações de carne bovina deve seguir vigente e que não há nenhuma adoção de medida preliminar por parte do gigante asiático. A nota foi divulgada após o Ministério do Comércio da China informar que abriu investigação sobre as importações da proteína vermelha proveniente de vários países, inclusive o Brasil.

As pastas destacam que a investigação "abrange todos os países exportadores de carne bovina para a China e deverá analisar o período que compreende 2019 até o primeiro semestre de 2024?. E acrescenta que a investigação deverá durar oito meses.

Publicidade

O governo brasileiro destaca ainda que durante os próximos meses, "e seguindo o curso e os prazos legais da investigação, que buscará,win55 slotconjunto com o setor exportador, demonstrar que a carne bovina brasileira exportada à China não causa qualquer tipo de prejuízo à indústria chinesa, sendo, pelo contrário, importante fator de complementaridade da produção local chinesa".

E reafirmam "seu compromissowin55 slotdefender os interesses do agronegócio brasileiro, respeitando as decisões soberanas do nosso principal parceiro comercial, sempre buscando o diálogo construtivowin55 slotbusca de soluções mutuamente benéficas".


Fontes de referência

  1. arbety bonus como funciona
  2. como ganhar nas casas de apostas
  3. 7games baixar baixar o

    1. TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se