Oferecimento

dicas bet365 basquete-Com auxílio, governo perde controle do processo orçamentário

dicas bet365 basquete

Discussão sobre criar um benefício extra, fora do teto de gastos, para o Auxílio Brasil equivale a um processo orçamentário paralelo
20 out 2021 - 01h59
(atualizado às 07h24)
dinheiro, reais, notas, cédulas, pagamento, emprego
dinheiro, reais, notas, cédulas, pagamento, emprego
Foto: USP Imagens / Fotos Públicas

dicas bet365 basquete de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Coordenador do Observatório Fiscal do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), Manoel Pires, avalia que o governo perdeu o controle do processo orçamentário e os riscos fiscais estão se acumulando.

"O que estamos vendo é uma deterioração contínua. Hoje, na prática, se criou uma alçada nova para discussão de novos gastos. É como se fosse um segundo processo orçamentário", afirmou Pires ao comentar o arranjo financeiro para o novo programa social, o Auxílio Brasil, no valor de R$ 400, com parte dos recursos fora do teto de gastos, a regra que limita o crescimento das despesas à variação da inflação.

Publicidade

Pires ressaltou que sempre achou o teto de gastos insustentável e que, desde 2019, toda vez que aparece um fato novo para as contas públicas, como alta de gastos, não se tem cortado as despesas.

"O que se tem feito é discutir o mérito dessa despesa nova e tentar orçar um valor que seja aceitável para o mercado. Mas cumulativamente o que é aceitável para o mercado vai se perdendo e o risco fiscal aumentando", disse Pires, que vê uma deterioração das contas públicas no cenário atual.

Para o economista do Ibre, essa prática atual não é um exercício que o governo possa fazer todo o ano. Ele lembra que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios já flexibiliza a regra de pagamento para aumentar o espaço no teto de gastos.

Para ele, a solução para esse quadro de piora fiscal é arrumar um espaço político no próximo governo para reorganizar o processo do Orçamento, eliminando as chamadas emendas relator, e arrumando o arcabouço das regras fiscais para elas terem longevidade e pararem de gerar tanta incerteza como agora.

Publicidade

Pires ressalta, porém, que não há hoje ambiente político para fazer essa discussão. " Qualquer coisa que se colocar, vai piorar porque o governo não tem mais controle do processo", ponderou.

Manoel Pires já tinha alertado há algumas semanas que não havia possibilidade de manter o auxílio nas regras atuais. "A solução foi criar uma regra orçamentária específica para o auxílio. Colocar a mudança na constituição porque a Lei de Responsabilidade Fiscal não alcança e ao mesmo tempo fica fora do teto", disse.


Fontes de referência

  1. como apostar na casa de aposta
  2. quero jogar na quina online
  3. estrategia roleta online

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações