barcelona 0-1 real betis de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A Petrobras avalia deixar um programa da bolsa paulista B3 criado para atestar esforços de empresas estatais do país que buscam melhorar a governança, na esteira dos escândalos de desvios de dinheiro público revelados pela operação Lava Jato, disseram duas fontes à Reuters.
Criadobarcelona 0-1 real betis2015 e chamado Programa Destaquebarcelona 0-1 real betisGovernança de Estatais, a iniciativa da bolsa permite a adesão apenas de empresas que sigam diversos quesitos de governança, incluindo medidas para evitar indicações políticas para cargos chave.
A iniciativa de saída do programa, segundo as fontes, teria partido do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, por entender que a adesão tem agregado pouco e que a empresa precisa concentrar seus esforçosbarcelona 0-1 real betisbusca de práticas ainda melhores do que as exigidas pelo programa da bolsa.
Uma das fontes explicou que a possibilidade de saída estábarcelona 0-1 real betisdiscussão com a B3 e com o conselho de administração da Petrobras e que nenhuma decisão foi tomada.
"É verdade que o Castello está insatisfeito com a B3, pois acha este selo 'uma porcaria que não vale nada'. O desejo dele é ter uma governança muito melhor do que está exigida pela B3", disse essa fonte, na condição de anonimato.
O programa foi criado pela bolsa paulista após os escândalos revelados pela operação Lava Jato, com o objetivo de contribuir para a restauração da relação de confiança entre investidores e estatais.
Publicidade
Ao receber a certificação,barcelona 0-1 real betis2017, na gestão de Pedro Parente, a Petrobras se comprometeu com diretrizes para a composição do conselho de administração, da diretoria e do conselho fiscal, para garantir a entrada apenas de pessoas com efetiva capacidade. Também garantiu a presença de ao menos 30% de membros independentes no conselho, dentre outras questões.
Segundo a fonte, o estatuto da empresa, que já garante tais regras, não será alterado e a ideia "é melhorar a governança e não piorar".
Uma segunda fonte afirmou que o programa destaquebarcelona 0-1 real betisgovernança é equivalente a uma competição de segunda divisão por incluir poucas estatais.
"O Castello acha que são poucas estatais e esse programa é pouco comparativo e todas estão abaixo da Petrobras, que tem que disputar com as maiores de petróleo do mundo. Isso aí não está levando a nada e não serve de referência", declarou a fonte. "A maioria da diretoria concorda, mas ainda não chegou ao conselho."
Além da Petrobras, as empresas que hoje têm a certificação são Banco do Brasil, Eletrobras, BB Seguridade, BR Distribuidora e Copel.
Essa fonte ponderou, no entanto, que é preciso "analisar o desgaste de imagem que isso pode ter".
Publicidade
O professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Andriei Beber afirmou à Reuters que "é natural que esse movimento possa inspirar algum tipo de preocupação por parte não só de acionistas mas de todas as partes interessadas".
No entanto, ponderou que a empresa tem se mostrado muito preocupada com as boas práticas de governança e que a possível saída não deverá se refletirbarcelona 0-1 real betisuma perda material para a companhia.
Já para a iniciativa liderada pela B3, o movimento da Petrobras poderia representar uma grande perda, na avaliação de Beber, que também é Conselheiro de Administração Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
"Eventualmente ela poderia permanecer e ser uma protagonista nesse quesito, participando das discussões, sugerindo, aperfeiçoando. Eu não creio que esse movimento seja algo tão impactante, mas pode representar essa involução. E para os mercados, especialmente para os minoritários, isso é algo muito caro", disse Beber.
Publicidade
A discussão ocorre enquanto a Petrobras está atualmente com a posição de diretor de Governança e Conformidade vaga. Rafael Gomes deixou o cargo na semana passada, alegando razões pessoais.
Segundo a fonte, a escolha de um novo diretor já estábarcelona 0-1 real betiscurso, e a empresa está empenhadabarcelona 0-1 real betisaperfeiçoar as boas práticas para se afastar dos problemas do passado.
"Não há um desmonte da governança. Vamos ter metas maiores e mais ágeis, mas sem caça às bruxas... a Petrobras não tem mais margem de gordura para errar depois do desgaste que aconteceu."
Procurada, a B3 preferiu não comentar. A Petrobras afirmou que vem se destacando, nos últimos anos, pelas regras de governança corporativa empregadas e pelo aprimoramento de seus controles internos. A empresa afirmou ainda que muitas das obrigações previstas no programa de governança da B3 foram contempladas na Lei 13.303/16, "de maneira que uma eventual saída do programa não representaria necessariamente um enfraquecimento ou retrocesso nas práticas de governança da companhia".
Publicidade
A Petrobras informou também que "a permanência no programa deve considerar os melhores interesses da companhia e dos seus acionistas, primando sempre por uma maior eficiência, sem, contudo, diminuir os seus controles internos". A companhia acrescentou que neste ano tem procurado ampliar transparência por meio de medidas como divulgação voluntária de preços de combustíveis cobrado por suas refinariasbarcelona 0-1 real betiscada um de seus pontos de venda.
Veja também:
Deputados titubeiam ao explicar regras da Previdência
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.