apostapix-Livro que se apresenta como 'de cabeceira' de acionista da Americanas ensina a 'atrasar dívidas'
apostapix
'Dobre Seus Lucros', de Bob Fifer, é apontado como sendo um dos favoritos de Marcel Telles; obra ensina a empresários nunca pagar uma conta 'até que o fornecedor pergunte por ela pelo menos duas vezes'
apostapix de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
"Um método de favorecer o balanço daapostapixempresa este ano (embora só funcione uma vez) é atrasar seus pagamentos." O que antes parecia ser apenas uma dica contábil extraída do livro "Dobre Seus Lucros", de Bob Fifer, agora é apontada nas redes sociais como um modus operandi da Americanas.
O motivo é que a obra publicada pela editora HarperCollins com o "ensinamento" informa, emapostapixcapa, tratar-se do "livro de cabeceira de Marcel Telles, fundador da Ambev". Ao lado de Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira, ele é também um dos maiores acionistas da varejista que entrouapostapixrecuperação judicial com uma dívida que supera R$ 40 bilhões.
No Twitter, usuários divulgaram trechos do capítulo 37 da obra, intitulado "Contas a pagar", que defende que os empresários devem segurar o pagamento de dívidas pelo máximo de tempo possível. "Nunca pague uma conta até que o fornecedor pergunte por ela pelo menos duas vezes", diz trecho da publicação.
A busca pelo livro atingiu seu pico no Google entre 15 e 21 de janeiro, menos de uma semana depois de Sergio Rial divulgar um rombo bilionário e renunciar à presidência da Americanas.
A publicação promete ensinar,apostapix78 etapas, empresários a reduzir custos, aumentar vendas e melhorar "drasticamente" os resultados das empresasapostapixapenas seis meses.
"'Dobre seus Lucros' é o livro perfeito. Baseado nos resultados obtidosapostapixempresas incluídas na lista das 500 maiores feita pela revista Fortune, Bob Fifer mostra como maximizar seus lucrosapostapixetapas fáceis de aplicar", diz a editoraapostapixseu site.
Publicidade
Economista formado pela Harvard College, consultor e gerente de treinamento empresarial, Bob Fifer escreveu o livroapostapix1993, e a obra logo se tornou um best-seller. De acordo com a revista Fortune, Jack Welch (1935-2020), ex-CEO da General Electric, chegou a comprar 125 cópias do livro para distribuir para os principais gerentes da empresa.
Segundo a revista Exame, a quem a editora atribui a informação de que o livro é um dos favoritos de Telles, o acionista da Americanas "costuma reler a obra a cada dois anos".
Atualmente, a varejista de Telles e seus sócios trava uma batalha judicial com os credores. Os bancos têm tentado bloquear recursos da Americanas e obter informações que apontem responsabilidades sobre o rombo.
Ainda não se sabe exatamente como a Americanas perdeu bilhões de reais. Nem mesmo as operações conhecidas como "risco sacado", que foram a origem do problema, estão esclarecidas.
Publicidade
O risco sacado é uma linha de crédito que faz uma triangulação entre a empresa, seus fornecedores e os bancos. Ao recorrer à operação, a companhia pede ao banco que realize o pagamento de uma compra com o fornecedor. Assim, o banco quita o contratoapostapixnome da companhia, que passa a dever para o banco com a cobrança de juros. Essas operações não foram, porém, registradas devidamente nos balanços contábeis da empresa.