Resumo
Censo Demográfico de 2010 do IBGE identificou 274 línguas indígenas no Brasil. Guarani, Yanomami, Guajajara e Ticuna são algumas das mais faladas.
unibet freebet inscription de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou uma quantidade de 274 línguas indígenas no país, usadas por uma população de mais de 800 mil pessoas, pertencentes a 305 povos diferentes.
Com um alto número de habitantes indígenas, um dos povos que mais se destaca é o Guarani, que tem uma população de 80 mil pessoas, uma dos mais numerosas do Brasil. Segundo o IBGE, os Yanomami e os Guajajara são outros grupos conhecidos por terem as línguas mais faladas do país.
A língua Ticuna é um elemento vital da cultura do povo indigena de mesmo nome, sendo usada por cerca de 34 mil indivíduos no Brasil. Apesar de representar apenas 0,017% da população brasileira,unibet freebet inscriptionimportância vai além dos números, refletindo séculos de história, tradição e conexão com a Amazônia.
Dentro da família linguística Tupi-Guarani, o Guarani Kaiowá é uma variação importante, sendo a língua falada pelo povo de mesmo nome. Estima-se que haja cerca de 26,5 mil falantes dessa língua, representando aproximadamente 0,013% da população.
Kaingang
Os Kaingang constituem um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Sua língua, pertencente ao tronco linguístico Macro-Jê, é falada por 22 mil pessoas, o que corresponde a 0,011% dos brasileiros.
Xavante
A língua Xavante é falada por aproximadamente 13,3 mil indígenasunibet freebet inscriptiontodo o país, correspondendo a cerca de 0,007% da população. Essa língua também faz parte do tronco linguístico Macro-Jê.
Publicidade
Yanomami
Os Yanomami, com a maior terra indigena do Brasil, representam um dos grupos linguísticos mais proeminentes, com uma língua falada por 12,7 mil pessoas, abrangendo cerca de 0,006% da população brasileira.
Guajajara
A língua Guajajara, que pertence à família Tupi-Guarani, é falada por 9,5 mil indígenas, o que equivale a aproximadamente 0,0047% dos brasileiros.
Sateré-mawé
A língua Sateré-mawé, utilizada por cerca de 8,9 mil pessoas, faz parte do tronco linguístico Tupi e também representa aproximadamente 0,0047% dos indígenas falantes da língua.
Publicidade
Terena
A língua Terena é falada por 8,2 mil pessoas, o que corresponde a 0,0042% da população brasileira, sendo a língua utilizada por um dos maiores povos do Brasil.
Nheengatu
O Nheengatu é utilizado por 7,2 mil pessoas, representando cerca de 0,0038% da população indigena falante da língua. Esse povo indígena se concentra, atualmente, na região da Amazônia.
Tukano
A língua Tukano, falada por 7,1 mil indígenas ou 0,0037% da população, pertence ao povo Tukano e é uma das línguas da família Tukano Oriental.
Publicidade
Kayapó
Os Kayapó, conhecidos como protetores da Floresta Amazônica, falam a língua de seu povo, com aproximadamente 6,2 mil falantes, o que equivale a 0,0032% dos indígenas.
Macuxi
Por fim, a língua Makuxi, que pertence ao grupo linguístico Karib, é falada por 5,8 mil indígenas, representando cerca de 0,0030% da população indigena do Brasil.