Enheduanna, princesa, poeta e sacerdotisa na antiga Suméria, foi a primeira pessoa a assinar suas obras literárias, rompendo o anonimato da época.
jackpot bet365 futebol como funciona de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O título de primeiro escritor da história pertence a uma mulher. Enheduanna, uma princesa, poeta e sacerdotisa que viveu na Mesopotâmia por volta de 2300 a.C., é reconhecida como a primeira pessoa a assinar suas obras literárias, rompendo o anonimato que marcava os textos da época.
Filha do rei Sargão do Império Acádio, ela recebeu o nome que significa "adorno do céu", uma referência à Lua. Enheduanna foi alta sacerdotisa do deus lunar Nana, na cidade de Ur, na antiga Suméria, e foi também a primeira mulher a receber o título de EN, reservado a personalidades de grande importância política.
PublicidadeMas apesar do seu papel na política, foram os textos que a fizeram entrar para a história. Na época, grande parte da literatura da Mesopotâmia não nomeava seus autores, mas Enheduanna assinava seu nome nos cânticos que continham relatos pessoais e devoção religiosa. Ela, inclusive, escreveu sobre abuso sexual.
Em um de seus escritos, Enheduana relata a chegada de um usurpador que abusa dela, a expulsa de casa e ainda lhe entrega uma adaga, sugerindo que tire a própria vida. Felizmente, a deusa Inanna, associada ao amor e ao erotismo, intervém e a salva.
Em outro poema, Enheduanna descreve seu processo de dar à luz, iniciado pelo simbolismo de um fogo aceso na cama nupcial.
Publicidade