ês - LingqLíQ : learn-portuguese comonline ; translate
ao-vivo
t, within The Club will partake inthe 12 mile trek from South-West to North
on. Fulham Football Club - VisitBritain visitibritain 💴 :
apostar no palmeirasapenas US R$ 1. Ao se inscrever, você concorda que nossos termosde serviço ou política
DE privacidade! O uso das 🏀 moedas virtuais pode representar risco substancial; Conpre
Falar de saúde mental é sempre complexo, e não existe fórmula mágica, nemjogo na roletatermos de política pública, que dê conta de uma estrutura social e econômica que produz cada vez mais sofrimento psíquico. É verdade que a vida pandêmica e pós-pandêmica, quando enfrentamos um governo que não salvou nem a economia e nem vidas, nos adoeceu e adoece mentalmente. Mas esse processo não acontece igualmente entre nós. Como fugir de um estado ansioso quando não se sabe o que dar de comer aos filhos no dia seguinte? Como não ter sintomas depressivos quando se tem filhos mortos para a violência do estado? Como não se descolar da realidade, quando a vida concreta pode ser insuportável?
Publicidade"Insegurança alimentar, falta de saneamento básico, violência policial e instabilidade financeira são as principais questões para a mulher negra periférica. Como ter saúde mental sabendo que os filhos foram dormir com fome? Quem consegue se manter tranquilo sabendo que a qualquer momentojogo na roletacasa pode ser levada pela chuva? Saúde mental está longe de fazer terapia regular, a qualidade de vida começa com direitos básicos para sobrevivência garantidos', afirma Karina Correia
O Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA)² indica que, no estado de São Paulo, jovens negras com menores níveis de escolaridade foram o grupo mais afetado por doenças mentais na pandemia. Mas, por que a corda sempre arrebentajogo na roletacima das mulheres negras? Nossa estrutura econômica nos coloca na base da pirâmide econômica e social, e isso se reflete na falta de representatividade na política.
Em 2020, as mulheres negras representavam apenas 2% do Congresso Nacional. Mas, este dado não é exclusivo do âmbito federal. Na atual legislatura da Alesp só existem 3 mulheres negras, por exemplo: Monica Seixas, Erika Malunguinho e Leci Brandão. As políticas públicas, as decisões legislativas, passam longe da luta diária por dignidade das mulheres negras. Aumentar a representatividade política tem tudo a ver com nossa saúde mental: estarmos nos espaços de decisão pode não resolver a estrutura racista e machista brasileira, mas nos dá mais ferramentas de luta pra mudar uma sociedade que nos adoece. Nos permite criar mais mecanismos de cuidado de nós e dos nossos.
Aumentar nossa participação política, é criar políticas que privilegiam os grupos mais vulnerabilizados.
Publicidade