roleta diaria blaze de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Um grupo internacional de cientistas descobriu na China um conjunto de ferramentas que sugere que houve hominídeos fora da África antes do que se pensava, afirma um estudo publicado nesta quarta-feira (11/07) pela revista especializada Nature.
A série de 96 artefatos de pedra tem idades entre 1,3 milhão e 2,1 milhões de anos, afirmam os pesquisadores, liderados pela Academia Chinesa de Ciências. "Estamos muitos animados", disse o cientista Zhaoyu Zhu, do Instituto de Geoquímica de Guangzhou, que liderou os trabalhos de campo.
PublicidadeAté agora, as evidências mais antigas da presença de hominídeos fora da África haviam sido encontradas na cidade de Dmanisi, na Geórgia, e incluem ferramentas e ossos de Homo erectus de 1,85 milhão de anos atrás.
"Isso é totalmente novo", afirmou o arqueologista Michael Petraglia, do Instituto Max Planck para Ciência da História Humana,roleta diaria blazeJena, na Alemanha, que não participou do estudo. "Isso significa que os antigos humanos começaram a sair da África muito antes do que pensávamos."
Essa migração começou muito antes da aparição do Homo sapiens. Os especialistas acreditam que as ferramentas foram produzidas por um outro membro do grupo evolucionário Homo.
Para esse novo trabalho, os pesquisadores analisaram 82 pedras trabalhadas e 14 não trabalhadas do pleistoceno inferior, encontradas no Planalto de Loess, no centro da China.
Publicidade