vip579 freebet-Inmet: chuva deve chegar nesta sexta à Chapada dos Veadeiros

27 out 2017 - 14h43
Brigadistas combatem o incêndio na Chapada Diamantina
Brigadistas combatem o incêndio na Chapada Diamantina
Foto: Mateus Pereira/GOVBA/Agência Brasil

vip579 freebet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A chuva deve chegar hoje (27) à Chapada dos Veadeiros, contribuindo para o controle do incêndio no Parque Nacional, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região registrou este ano o menor acumulado de chuva para o mês de outubro. A previsão é que a chuva se intensifique no final de semana.

Segundo o Inmet, as chuvas serão causadas pela subida de uma frente fria da Região Sul para a Região Sudeste. São esperadas trovoadas, rajadas de vento que podem ultrapassar os 50 km por hora e descargas elétricas. Hoje, a chuva deve ser de curta duração. A temperatura deve variar de 23ºC a 33ºC e a umidade relativa do ar de 25% a 50%.

Publicidade

As precipitações na Chapada chegaram a 6,5mm, até agora, um valor que representa apenas 5% da média para o mês que é 114,4mm.  A menor média registrada desde 1975 havia sido de 13,6 mm,vip579 freebetoutubro 2012.

Segundo a meteorologista consultora do Inmet, Ingrid Peixoto, a baixa de chuvas se deu por uma massa de ar quente e seca, que inviabiliza a formação de nuvens, eleva as temperaturas e baixa a umidade relativa. "Com pouca umidade e temperatura elevada, qualquer ação do homem ou estiagem propicia ocorrência de queimadas", disse. "Se chover hoje, a superfície mais fria vai amenizar o incêndio."

Aeronaves da Força Aérea Brasileira reforçam combate aos incêndios na Chapada Diamantina
Foto: Sargento Alexandre Manfrin/Agência Força Aérea

vip579 freebet

Veranico

O Inmet prevê chuvas para o início de novembro, do dia 1º ao dia 11, com previsão de 50mm nesse período. No entanto, do dia 13 ao dia 25 é possível que a Região Centro-Oeste passe por uma nova estiagem.

"A expectativa é que as chuvas, no início do mês, consigam elevar a umidade relativa e reduzir os focos de incêndio. "Não teremos mais folhas secas acumuladas, que são combustível. Elas estarão molhadas, o que não vai contribuir para mais para incêndios", afirmou Ingrid.

Publicidade

A chuva é muito esperada pela população das cidades da Chapada dos Veadeiros e pelos brigadistas. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo só será extinto com a chuva. O incêndio que atinge o Parque Nacional começou no dia 17. Antes disso, outro incêndio, iniciado no dia 10, já foi controlado. Até agora, o último incêndio, mais crítico, abrange uma área queimada de 64 mil hectares, o equivalente a 26% da área total do parque.

Distrito Federal

As chuvas do final de novembro também vão beneficiar o Distrito Federal, que passa por racionamento de água. As precipitações devem elevar o nível dos reservatórios. No DF, a máxima esperada para hoje é de 32ºC e a mínima, 20ºC. A umidade relativa do ar varia de 25% a 75%.

Na região, o mês de outubro acumula  precipitação de chuvas de 13,9 mm, o equivalente a 8% da média para o mês, de 166,6mm. A situação é semelhante a que ocorreuvip579 freebet1961. O recorde de estiagemvip579 freebetoutubro foi registradovip579 freebet1980, com 8,4mm.

Veja também

Imagem de satélite da Nasa mostra queimadas na Chapada dos Veadeiros (GO)
Video Player
Agência Brasil

Fontes de referência

  1. cupom betano maio 2024
  2. saque betmotion
  3. galera bet bônus 50 reais como funciona

    1. TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se