cbet aviao de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
No início da noite de sexta-feira (27), o mundo verá o mais longo eclipse lunar do século, quando a sombra da Terra permanecerá sobre toda a Lua por 1 hora e 42 minutos. No leste do Brasil, especialmente ao longo do litoral, será possível observar o eclipse total no início da noite. Na parte oeste do País o fenômeno será visto como parcial.
De acordo com Paulo Bretones, professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o eclipse ainda não estará visível para os brasileiros quando a lua começar a "mergulhar" na sombra da Terra, às 15h24, horário de Brasília. Às 16h30, ainda abaixo do horizonte, a Lua já estará completamente eclipsada.
PublicidadeO eclipse ocorrerá entre 15h24 e 19h19, mascbet aviaofase total - quando a Lua estiver totalmente coberta pela sombra da Terra - irá das 16h30 às 18h13. Como comparação, o eclipse lunar que aconteceucbet aviaojulho de 2015 teve uma duração de apenas 12 minutos, de acordo com o Observatório Nacional.
"No Brasil, para observadorescbet aviaoSão Paulo, para considerarmos uma média, a Lua já irá nascer eclipsada, às 17h40, e o pôr do Sol ocorrerá às 17h42min. Devido ao horário deste evento, a Lua eclipsada não terá tanto contraste com o fundo do céu por conta da claridade do crepúsculo. Assim, não veremos a Lua cheia nascer bem brilhante como de costume, porque ela estará dentro da sombra da Terra", disse Bretones ao Estado.
Segundo Bretones, a Terra projeta no espaço uma sombracbet aviaoforma de cone - e os eclipses lunares ocorrem quando a Lua penetra nesse cone de sombra. Ele afirma que isso só pode acontecer na fase de Lua cheia.
"Imagine que o Sol está no centro de uma mesa, com a Terra girandocbet aviaotorno dele nesse mesmo plano. A Lua também está girandocbet aviaotorno da Terra, mas o plano decbet aviaoórbita é inclinado um pouco mais de 5 grauscbet aviaorelação à face da mesa. Embora a Terra projete sempre acbet aviaosombra não a percebemos porque geralmente a Lua passa acima ou abaixo dela. Assim, quando a Lua cruza o plano da órbita da Terra e, além disso, o Sol, a Lua e a Terra ficam alinhados, ocorre um eclipse lunar", explicou.
Publicidade