virgin bet sign up de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A Lei de Acesso à Informação (LAI) completou nove anosvirgin bet sign upnovembro, mas ainda "não pegou" na maioria das prefeituras paulistas. O jornal O Estado de S. Paulo fez pedidos - ou tentou fazer -virgin bet sign uptodas as 645 cidades de São Paulo, tanto pelo Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), como por e-mail. Apenas 204 prefeituras (32%) responderam, total ou parcialmente, às perguntas feitas sobre a rede municipal de educação. Nas demais 441 (68%), os pedidos foram ignorados ou houve falhas de sistema, inviabilizando a consulta.
A LAI surgiu como medida de transparência, para garantir o direito constitucional de acesso à informação de interesse público a qualquer pessoa. É uma forma de os cidadãos requisitarem, por exemplo, dados oficiais para poderem cobrar os gestores locais. Mas quem tenta conseguir informações básicas nos sites das prefeituras paulistas esbarravirgin bet sign upuma série de dificuldades. A mais frequente é não achar onde fazer o pedido: foi o que aconteceuvirgin bet sign up82 cidades de São Paulo. Mesmo quando há o ícone característico do SIC - a letra ivirgin bet sign upverde dentro de um balão de diálogo amarelo - não é certeza de que a busca por dados será atendida. Em 56 prefeituras, problemas técnicos nos sistemas de consulta impediram o acesso ao processo.
PublicidadeMuitos outros entraves foram detectados, como cidades que não aceitam pedidos pela internet e exigem que o interessado vá até a prefeitura e faça o pedido presencialmente. Uma das atitudes proibidas pela lei, mas que foi recorrente durante o levantamento, foi a solicitação, por parte do atendente, da motivação do pedido. Houve até pedido negado e arquivado por não se ter apresentado motivo. De acordo com a LAI, o cidadão não precisa dar qualquer justificativa no momento que requisitar informações. Entre as irregularidades mais comuns também estão respostas incompletas, sistemas que travam ou não geram protocolo (o que inviabiliza rastrear o andamento do pedido) e ausência de instância para recorrervirgin bet sign upcaso de solicitação negada ou resposta inadequada.
Histórico
Quatro anos atrás, levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostrou que 23% das prefeituras paulistas não tinham sistema eletrônico para pedidos via LAI. No mesmo ano, o Ministério Público Federal (MPF) encontrou 152 sites municipais que não permitiam a realização do pedido. O resultado da consulta levou à abertura de 46 procedimentos de investigação - 19 se transformaramvirgin bet sign upações civis públicas, que estão tramitando na Justiça para exigir o cumprimento da lei e cobrar a responsabilização dos gestores.
Para Maria Vitória Ramos, diretora executiva da Fiquem Sabendo, agência de dados especializadavirgin bet sign upLAI, o descumprimento à lei costuma ser a regra na maioria dos municípios. "A LAI enfrenta resistências naturais e isso se acentua no nível local, onde normalmente há menos fiscalização", disse. "A lei pegou a nível federal e nas capitais, mas não na maioria das cidades pequenas", afirmou o pesquisador Gregory Michener, que coordena o Programa de Transparência Pública da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro (FGV-RJ).
Publicidade