brazino777 e confiavel de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Apenas na última semana, posts do senador Marcos do Val (Podemos-ES) que disseminam desinformação e teorias conspiratórias sobre os atos golpistas de 8 de janeiro acumularam 730 mil interações nas redes. Ele é membro da CPMI instalada nesta quinta-feira (25) para investigar os atos e tem publicado conteúdos no Twitter e no Instagrambrazino777 e confiavelque afirma, sem provas ou utilizando argumentos enganosos, que a depredação dos prédios dos Três Poderes teria sido causada por infiltrados de esquerda ou planejada pelo governo Lula (PT).
Por mais que venha apostando há meses na desinformação para defender os golpistas — como no casobrazino777 e confiavelque compartilhou um vídeo de um drone que supostamente provaria a existência de infiltrados —, o parlamentar ampliou a ofensiva na véspera da instalação da comissão.
PublicidadeA fim de manter o engajamento nas mentiras sobre o 8 de janeiro, Do Val tem divulgado fotos de um pendrive que conteria provas inéditas sobre o que seria a "bala de prata" no governo. A história foi motivo de chacota entre membros da CPMI já no primeiro dia.
O senador interrompeu um colega durante a sessão desta quinta (25) e foi repreendido pelo colega Otto Alencar (PSD-BA), que presidia a comissão. "Pegue o seu pendrive e saia dessa sala", sugeriu Alencar ao microfone, diante do que considerou falta de respeito.
'Bala de prata.' Há uma semana, Marcos do Val tenta emplacar a história de que teriabrazino777 e confiavelum pendrive provas inéditas sobre o 8 de janeiro (Reprodução/Instagram)
Marcos Do Val tem publicado acusações sem provas contra o governo federal quase diariamente. Algumas das alegações têm relação direta com peças de desinformação que já foram desmentidas pelo Aos Fatos:
- Em duas publicações, nos dias 18 e 24, Do Val acusou a militante de extrema-direita Ana Priscila Azevedo de ter "enganado vários cidadãos de bem". A teoria de que ela seria uma "falsa bolsonarista" ou uma infiltrada circula desde janeiro e não parabrazino777 e confiavelpé: Azevedo e o marido, Reginaldo Florêncio Verneque, produzem conteúdo golpista e defendem a intervenção militar desde 2018;
- Em um vídeo publicado no YouTube no dia 19, Do Val sugeriu que teria havido omissão do governo federal durante as manifestações, já que era impossível que os policiais militares presentes não tivessem agido no dia do atentado: "Está muito claro que o comando e a autoridade máxima, que é o ministro da Justiça, deu ordem para não fazer nada, deixar acontecer". A Polícia Militar do Distrito Federal, no entanto, é subordinada ao governo do estado;
- Na mesma publicação, Do Val aponta o que considera serem provas de que os manifestantes responsáveis pelo vandalismo seriam infiltrados da esquerda: o fato de usarem máscaras, camisetas pretas e luvas que evitariam que deixassem impressões digitais;
- No dia 22, o senador disse ter comprovado a prevaricação do ministro Flávio Dino (PSB). Em vídeo, ele afirmou que o ministério não teria organizado o esquema de segurança necessário e usual para uma manifestação na Esplanada e que, mais tarde, não teria agido para conter a invasão. Essas alegações omitem que o governo do Distrito Federal era responsável pela segurança e que documentos mostram que Dino pediu o bloqueio da Esplanada ao menos duas vezes, mas tevebrazino777 e confiavelsolicitação negada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
Além de repercutir os argumentos mentirosos que já circulavam nas redes, Marcos do Val ajuda a alimentar tendências desinformativas sobre o 8 de janeiro:
- No domingo (21), por exemplo, o senador publicou um vídeo debrazino777 e confiavelvisita ao pátio da PF no dia 10 de janeiro junto da legenda "STF determina soltura de outros 130 presos pelos atos do dia 8 de janeiro; mais de mil foram liberados";
- Desde então, voltaram a viralizar alegações falsas que diziam que o vídeo mostraria pessoas comemorando ao serem soltas. A checagem do Aos Fatos sobre o assunto é, inclusive, o texto mais lido do site dos últimos dias.
Antes desta semana, publicações do senador ou suscitaram peças de desinformação ou ajudaram embrazino777 e confiaveldisseminação:
Publicidade