zé bettio-Wilson Witzel afastado: por que o STJ resolveu tirar o governador do Rio do cargo

zé bettio

Não há ordem de prisão contra Witzel, assume o Estado o vice-governador, Cláudio Castro (PSC).
28 ago 2020 - 08h13
(atualizado às 08h26)
Não há ordem de prisão contra Witzel, assume o Estado o vice-governador, Cláudio Castro (PSC)
Não há ordem de prisão contra Witzel, assume o Estado o vice-governador, Cláudio Castro (PSC)
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil / BBC News Brasil

zé bettio de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento imediato o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) do cargo, inicialmente por seis meses, por irregularidadeszé bettiocontratos na saúde.

A decisão foi tomada na sexta-feira (28/08) pelo ministro do STJ Benedito Gonçalves.

Publicidade

Assume o Estado o vice-governador, Cláudio Castro (PSC).

Não há ordem de prisão contra Witzel. No total, a Polícia Federal (PF) cumpre 17 mandados de prisão, sendo 6 preventivas e 11 temporárias, e 72 de busca e apreensão.

Witzel e outras oito pessoas, incluindozé bettiomulher, a primeira-dama Helena Witzel, também foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção.

O pastor Everaldo, presidente nacional do PSC, foi preso na operação.

Publicidade

Mas o que motivou o afastamento de Witzel?

O Ministério Público, por meio da Procuradoria-Geral da República (PGR), sustenta ter provas que colocam Witzel "no vértice da pirâmide" dos esquemas de fraudes investigados no estado.

Segundo a PGR, o governo do Rio de Janeiro estabeleceu um esquema de propina para a contratação emergencial e para liberação de pagamentos a organizações sociais (OSs) que prestam serviços ao governo, especialmente nas áreas de saúde e educação.

Ainda de acordo com a denúncia, Witzel usou o escritório de advocacia da mulher, Helena, para receber dinheiro desviado por intermédio de quatro contratos no valor aproximado de R$ 500 mil.

A decisão do ministro Benedito Gonçalves, do STJ, levouzé bettioconta as investigações de duas ações: a Favorito e a Placebo, ambaszé bettiomaio (leia mais abaixo).

Publicidade

A operação desta sexta-feira foi batizada de Tris in Idem, uma referência ao termozé bettiolatim bis in Idem, que consiste na repetição (bis) de uma sanção sobre mesmo fato.

Trata-se, assim, de alusão aos dois antecessores de Witzel no governo do Rio de Janeiro, os ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, também acusados de corrupção.

zé bettio

Operação Placebo - 26 de maio

Em 26 de maio, a PF deflagrou a Operação Placebo,zé bettioque Witzel e a mulher foram alvos de mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STJ.

A PF buscava provas de supostas irregularidades nos contratos para a pandemia. A Organização social Iabas foi contratada de forma emergencial pelo governo do RJ por R$ 835 milhões para construir e administrar sete hospitais de campanha.

Operação Favorito - 14 de maio

Desdobramento da Lava Jato, a Operação Favorito resultou na prisão do ex-deputado estadual Paulo Melo e o empresário Mário Peixoto, entre outras pessoas.

Publicidade

Peixoto e Melo, que já foram sócios, acabaram presos a partir de indícios de que o grupo do empresário estava interessadozé bettionegócioszé bettiohospitais de campanha.

O alvo seriam as unidades montadas pelo estado — com dinheiro público — no Maracanã, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos e Casimiro de Abreu.

Depois de atrasos sucessivos, apenas as duas primeiras foram abertas parcialmente.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.

Fontes de referência

  1. gazetaesportiva
  2. vaidebet app baixar
  3. jogos de dama online

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações