banca betesporte de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O que estão compartilhando: vídeos que mostrariam a destruição na Flórida, nos Estados Unidos, provocada pelo furacão Milton.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso, pois todas as imagens usadas na publicação foram publicadas antes da chegada do furacão Milton à costa da Flórida nesta quarta-feira, 9. O fenômeno iniciou com força de categoria 3 e enfraqueceu para categoria 1 na madrugada desta quinta-feira, 10.
PublicidadeUm outro vídeo, que mostra uma casa perdendo o telhado, também não está associado ao furacão Milton. A reportagem não conseguiu identificar o contexto ou local da gravação, mas ela circula na internet ao menos desde junho do ano passado. O canal que publicou o material se descreve como uma conta de edição de vídeos sobre eventos climáticos. As mesmas imagens também foram checadas pelo Verifica anteriormente.
O compilado também atribui ao recente fenômeno na Flórida um vídeo publicado pela Ekol TV, da Turquia, no mês passado. De acordo com a emissora, o registro foi feitobanca betesporteNebraska, nos Estados Unidos.
As imagens seguintes, que mostrariam um raio "derretendo", não tiverambanca betesporteorigem identificada. Não se trata, porém, de um material recente: o vídeo foi publicadobanca betesporteuma conta do Instagrambanca betesportemarço deste ano. A gravação colocadabanca betesportesequência, que exibe grandes ondas atingindo uma casa, também é antiga. Há registros da circulação do conteúdo pelo menos desde agosto de 2024.
A última filmagem que aparece na peça verificada ilustrou uma reportagem da BandNewsbanca betesporte30 de setembro. O veículo especificou que as imagens mostram a ação do furacão Helene nos Estados Unidos. Dessa forma, o vídeo também não tem relação com os vários tornados gerados pelo Milton.
Publicidade