vbet brasil de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
SOROCABA - Passados 70 dias do primeiro registro em São Paulo, o coronavírus já chegou a três dos quatro pontos extremos do Estado. A prefeitura de Bananal, no extremo leste, divisa com o Rio de Janeiro, confirmou nesta segunda-feira, 4, os três primeiros casos da doença. O vírus da covid-19 já havia atingido a pequena Populina, no extremo norte, divisa com Minas Gerais, e se estabeleceu também entre os moradores de Cananéia, cidade mais ao sul do Estado, na divisa com o Paraná. A pandemia só não atingiu ainda Rosana, a cidade paulista mais remota, no extremo oeste, divisa com Mato Grosso do Sul.
Conforme dados da secretaria estadual da Saúde, 334 cidades paulistas já convivem com o vírus – em 153 delas a covid-19 causou ao menos uma morte. Em Bananal, existem ainda 18 suspeitos da doença, mas não houve óbito. A cidade, estância turística de 10.965 habitantes, está na região da Serra da Bocaina, com cachoeiras, mirantes e outras atrações naturais. Conforme o secretário da Saúde, Pedro Luiz Fonseca, a região está fechada ao turismo, mas muitas pessoas não respeitam as restrições. "Houve aglomeração de ciclistas na Bocaina e no Rancho Grande. Pedimos às pessoas que tenham consciência. O esporte é muito bom, mas é preciso bom senso."
PublicidadeO prefeito Carlindo Nogueira Rodrigues (PTB) chegou a abordar pessoalmente um grupo de motociclistas que decidiu passear na região, causando aglomeração. Em toda a cidade, inclusive no centro histórico, só funciona o comércio essencial. A prefeitura fez parceria com a Sabesp para desinfetar os logradouros públicos. Foram instaladas barreiras no portal de entrada. "Apelo mais uma vez aos nossos moradores, evitem viajar para outras cidades e fiquemvbet brasilcasa. Estamos vendo muita gente na rua. Pedimos encarecidamente que os visitantes não venham agora para Bananal. Deixem para outra ocasião", disse o prefeito.
A pequena Populina, de 4.169 pessoas, registrou o primeiro caso positivo de coronavírus no dia 13 de abril. O vírus pegou uma profissional de saúde de 42 anos que trabalhava no setor de regulação de um posto de saúde. Mais dois casos foram registrados na semana seguinte. A prefeitura tem dificuldade para manter os turistas distantes de suas atrações naturais. O município é conhecido pelas cachoeiras, como as do Córrego Santa Rita e do Arrancado, e pelas prainhas de água doce, às margens do Rio Grande. Outras 12 pequenas cidades da região ainda não tiveram casos do vírus.
Em Cananéia, a covid-19 já causou a morte de duas pessoas, além de ter infectado outras nove. O segundo óbito, no último dia 3, vitimou uma idosa de 96 anos. A cidade histórica, de 12.540 habitantes, no litoral do Estado, divisa com o Paraná, tem a economia baseada no turismo, pesca e criação de ostras. Os passeios à Ilha do Cardoso, com suas praias quase desertas e manguezais, estão suspensos desde meados de março. As embarcações só são usadas para levar pescadores e caiçaras. O comércio essencial, como supermercados, farmácias e padarias, está funcionando, mas funcionários e clientes são obrigados a usar máscaras.
Segundo a prefeitura, o estabelecimento que descumpre as regras é multadovbet brasilR$ 3.430 e pode ter o alvará suspenso. "Infelizmente, alguns comércios já foram multados na última semana de abril", informou o município. Os restaurantes funcionam no sistema de delivery. A prefeitura chegou a instalar barreiras no principal acesso à área urbana. Com hotéis, pousadas e donos de barcos de turismo amargando grandes prejuízos, a prefeitura está sendo pressionada a afrouxar as regras do isolamento, mas resiste.
Publicidade