fazer jogo da loteria pelo celular-"Não sabemos o que o ministro Teich pensa", diz ex-ministro

fazer jogo da loteria pelo celular

Para José Gomes Temporão, ministro da Saúde que enfrentou o H1N1, atitudes de Bolsonaro ameaçam "a vida dos brasileiros"
5 mai 2020 - 14h08
(atualizado às 14h44)
'Não sabemos o que o ministro Teich pensa', diz-ex-ministro da Saúde que enfrentou H1N1, José Gomes Temporão
'Não sabemos o que o ministro Teich pensa', diz-ex-ministro da Saúde que enfrentou H1N1, José Gomes Temporão
Foto: Fábio Motta / Estadão Conteúdo

RIO - O ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, que comandou a pasta durante a pandemia de H1N1, avalia que o Brasil vive uma situação paradoxal durante a pandemia do novo coronavírus. Em meio a uma crise de Saúde, diz, o que se vê é um papel apagado do Ministério da Saúde. "Ninguém sabe o que o ministro (Nelson) Teich pensa", afirma o médico sanitarista ao Estado.

Para Temporão, que integra o conselho de notáveis que vem auxiliando o governo do Rio, o papel de uma liderança no enfrentamento de uma crise desse porte é tão importante quanto leitos e equipamentos hospitalares. Sem ela, o que se observa no País é uma espécie de governança paralela, tocada por consórcios de governadores, frentes de prefeitos e especialistasfazer jogo da loteria pelo celularSaúde.

Publicidade

"Estamos enfrentando uma pandemia não com a liderança, mas apesar do Ministério da Saúde. Criou-se uma espécie de governança paralela. O Brasil é uma República federativa, com União, estados e municípios, mas não estamos tendo isso. Tivemos uma ruptura causada pelo presidente", aponta o ex-ministro.

Segundo o médico, que comandou a Saúde brasileira entre 2007 e 2011, a falta de atitudes efetivas do governo federal no campo econômico, somadas à postura de Jair Bolsonaro, torna necessária uma radicalização "para ontem" do isolamento social, dado o aumento na circulação de pessoas nas ruas nas últimas semanas. Foi o que ele e os outros membros do conselho de notáveis recomendaram ao governador Wilson Witzel, que avalia as medidas.

"A irresponsabilidade do presidente ameaça a Segurança Nacional e a vida dos brasileiros", afirma Temporão, que critica a troca de ministrofazer jogo da loteria pelo celularmeio à pandemia e os maus exemplos diários de Bolsonaro, como a presençafazer jogo da loteria pelo celularmanifestações e o não-uso de máscara.

O aumento na circulação, hoje, provocará o aumento de infectados e de mortos daqui a duas semanas, segundo o médico que integra a Academia Nacional de Medicina. É com base nisso que a radicalização do isolamento — termo que considera melhor que o estrangeirismo lockdown — virou urgente.

Publicidade

Temporão é pessimista quanto a novas atitudes do governo federal que possam coibir a crise. Para isso, diz, seria necessária uma equipe econômica "com outra cabeça". As medidas até aqui anunciadas, na visão dele, são insuficientes e têm sido mal aplicadas, de modo que provocam uma necessidade de os mais pobres irem às ruasfazer jogo da loteria pelo celularbusca de sustento.

"Tentamos empurrar o Brasil para o caminho da ciência, mas o presidente e essa horda de fanáticos que o seguem criam um ruído que se dissemina por baixo na base social", afirma.


Fontes de referência

  1. baixar eurowin
  2. roleta dinheiro
  3. jogo de roleta que dá dinheiro

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se