cbet aviao-União Química faz novo pedido à Anvisa para uso da Sputnik V

cbet aviao

Em janeiro, a agência devolveu a mesma solicitação, sob alegação de que não recebeu dados mínimos para a análise, mas agora o laboratório brasileiro afirma que entregou todas as informações necessárias
26 mar 2021 - 11h17
(atualizado às 11h23)

cbet aviao de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O laboratório União Química e o Fundo Soberano da Rússia (RDIF) apresentaram nesta sexta-feira, 26, novo pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de uso emergencial da Sputnik V, imunizante contra a covid-19 desenvolvido na Rússia. Em janeiro, a agência devolveu a mesma solicitação, sob alegação de que não recebeu dados mínimos para a análise. O laboratório brasileiro afirma, agora, que entregou todas as informações para abrir a avaliação na agência.

Frascos com adesivo "Vacina Sputnik V",cbet aviaofoto de ilustração
12/03/2021
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Frascos com adesivo "Vacina Sputnik V",cbet aviaofoto de ilustração 12/03/2021 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Foto: Reuters

"Composto de informações, dados, resultados de testes clínicos, dentre outras informações, este novo pedido de uso emergencial segue rigorosamente as orientações e regras regulatórias da Anvisa, bem como o disposto na LEI Nº 14.124, DE 10 DE MARÇO DE 2021", afirma nota da União Química.

Publicidade

O Ministério da Saúde comprou 10 milhões de doses deste imunizante, que começam a chegar ao Paíscbet aviaoabril. O Consórcio do Nordeste, formado por governadores da região, comprou outras 37 milhões de unidades, que também serão repassadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI) e distribuídas a todo o País. A eficácia do imunizante, que exige a aplicação de duas doses, é de 91,6%, segundo dados publicados na revista científica "The Lancet".

O pedido de uso emergencial foi feito com basecbet aviaodispositivos de lei aprovada neste mês, que prevê facilitar a entrada de vacinas já autorizadascbet aviaooutros países, como a Rússia. Pela regra, a Anvisa terá 7 dias para apresentar um parecer sobre o uso da vacina. A Anvisa usará dados das agências estrangeiras, mas ainda pode negar o pedido neste prazo. Caso considere as informações insuficientes, a agência pode utilizar a "regra geral", que prevê até 30 dias para a análise de uso emergencial para vacinas que não tiveram estudos clínicos no Brasil.

O pedido de uso emergencial de uso da Sputnik V terá de ser avaliado pela Diretoria Colegiada da Anvisa. Na quarta-feira, 24, a Janssen também pediu o uso emergencial decbet aviaovacina.

cbet aviao

Lobby político

Como mostrou o Estadão, o presidente Jair Bolsonaro recebeu um áudio furioso do dono da União Química, Fernando Marques, na semana passada. Na fala originalmente enviada a Luciano Hang, das lojas Havan, o empresário acusava a Anvisa de barrar a vacina por um complô político que favoreceria o governador paulista, João Doria (PSDB), o PT e o PCdoB. "Eles querem manter a coisa com a Fiocruz e com o Instituto Butantã. Butantã na mão do Doria e Fiocruz na mão do PT, PCdoB. E, porra, não tem vacina, o povo tá morrendo", afirma Marques no áudio obtido pelo Estadão.

Publicidade

A apoiadores, na manhã de quinta-feira, 18, Bolsonaro disse que recebeu reclamações de um laboratório "conhecido" sobre a Anvisa, mas não citou o nome da União Química. "Outra empresa, grande, conhecida. Tem 20 milhões de doses para vender e não consegue. Daí um cara falou comigo. Falei: não posso interferir. Não posso, não. Não vou interferir na Anvisa", disse Bolsonaro.

Em nota, a agência negou o complô. A União Química confirmou a autenticidade do áudio. Disse que a fala foi feitacbet aviaomomento de "desespero" do empresário.


Fontes de referência

  1. mc daniel luva bet
  2. esccasino
  3. aplicativo para jogar na loteria

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se