u
peg roleta de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A busca por um ambiente de trabalho mais diverso e equitativo já faz parte, ao menos na teoria, do compromisso ético e social de inúmeras empresas. O processo pode ser desafiador e encontrar resistência entre as lideranças e colaboradores, exigindo também avaliação contínua para possíveis ajustes nas práticas e políticas desenvolvidas. E esse esforço não deve ser só das mulheres.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Especialistas ouvido pelo Terra destacam que ainda que espere-se atuação dos homens na busca pela diversidade nas empresas, não dá para considerá-los um grupo homogêneo. Ismael dos Anjos, consultor da CKZ Diversidade e especialistapeg roletamasculinidades, equidade de gênero e raça, ressalta que também há homenspeg roletagrupos minorizados -- como negros, trans, gays e bissexuais.
Publicidade"Quando falamos sobre quem detém o poder, geralmente vemos um grupo de homens cisgênero, brancos, empeg roletamaioria héteros. E é preciso que eles entendam que não são universais, que eles também fazem parte da diversidade, para termos um pensamento interseccional dentro das companhias, capaz de gerar empatia; que pelo menos parte desses homens, ao invés de temer a diversidade, se tornem aliados dela", afirma.
Por onde as empresas podem começar?
A promoção da diversidade e inclusão em uma organização busca reunir uma variedade de pontos de vista e experiências, o que pode enriquecer a tomada de decisões e a inovação dentro da empresa, e proporcionar igualdade de oportunidades para desenvolvimento e crescimento,de seus colaboradores, sem discriminação. Na prática, um primeiro passo pode ser mais 'simples'
Para Ismael, estimular o pertencimento é uma estratégia eficiente para promover uma cultura mais inclusiva e acolhedora.
"Normalmente, quando as empresas recebem pessoas diferentes, elas tendem a fazer convites, mesmo que de maneira silenciosa, para que esses indivíduos se adequem ou pertençam a determinado grupo já pré-estabelecido. Então, garantir estabilidade, espaço e segurança psicológica são algumas maneiras de fazer isso", sugere.
Publicidade