12 bet365-Projeto de universitários propõe ensino ambiental12 bet365escolas

17 jun 2016 - 12h21

12 bet365 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

No último dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente com a reinauguração,12 bet365Salvador, do Parque Joventino Silva (Parque da Cidade). Mas apenas um dia depois da reabertura do espaço, o cenário era de muito lixo e vandalismo.

O projeto prevê a inclusão obrigatória de conteúdo sobre a proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável
O projeto prevê a inclusão obrigatória de conteúdo sobre a proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Foto: Eco Desenvolvimento

O problema alerta para a necessidade12 bet365disseminar uma cultura de respeito ao meio ambiente e o fortalecimento de práticas voltadas para a sustentabilidade.

Publicidade

É nesse contexto que será realizada nesta sexta-feira (17), às 14h, a audiência pública “Inclusão da Educação Ambiental nas Escolas Públicas e Privadas de Salvador”, requerida pelos alunos do curso de Relações Internacionais da Unijorge. O encontro será promovido no auditório Zélia Gattai, no Campus Paralela e é aberto ao público. O evento também será transmitido pela TV Câmara.

A audiência pública é o primeiro passo para que a ideia vire lei

A audiência vai debater o projeto de lei Eco-Educ, criado por estudantes de Relações Internacionais da instituição, como resultado da disciplina Práticas Investigativas Interdisciplinares III (Relações Internacionais e Temas Sociais), ministrada pela professora Vanessa Borges.

Contextos reais

Vanessa Borges, que também é coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão12 bet365Relações Internacionais da Unijorge, esclarece que a proposta pedagógica do bacharelado se encaixa na perspectiva do ensino com base12 bet365competências e do uso de metodologias ativas de aprendizagem, que tem como característica principal a aplicabilidade do conhecimento12 bet365contextos reais e a colocação do discente como centro do processo de ensino-aprendizagem.

Publicidade

“A partir dessa lógica, os estudantes foram solicitados a identificar uma forma de utilizar o que foi definido nos planos de ação das conferências da ONU, para sanar problemas locais”, complementa.

Estudantes universitários da Unijorge propuseram o projeto de lei
Foto: Eco Desenvolvimento

12 bet365

Debate público

O projeto foi encaminhado ao vereador Gilmar Santiago (PT), que apoiou a iniciativa e iniciou o processo de debate público sobre o tema. A audiência pública é o primeiro passo para que a ideia vire lei. Depois vai para as comissões de Constituição e Justiça e Educação e Meio Ambiente. Após tudo isso, vai para votação no plenário. Sendo aprovado pela maioria segue para a mão do prefeito, a fim de que ele sancione ou vete a lei.

“A ideia é muito interessante, válida no momento atual, cumprindo um papel social e cruza muito com a nossa perspectiva de trabalho. Essa audiência pública pretende cumprir esse ritual para que possamos fundamentalizar melhor a lei. Mas vamos trabalhar na Câmara para propor isso para sociedade e ser uma vitória da Unijorge e seus alunos”, explica Santiago.

O projeto prevê a inclusão obrigatória de conteúdo sobre a proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável nas disciplinas do ensino básico soteropolitano, fundamental e médio.

Publicidade

Projeto nacional

Também existe uma proposta que busca tornar a educação ambiental (EA) como disciplina obrigatória12 bet365nível nacional, conforme o . O projeto que busca alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) é do senador Cássio Cunha Lima(PSDB-PB). A iniciativa foi aprovada na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e encontra-se atualmente na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Atualmente, as escolas são orientadas a abordar princípios de educação ambiental de forma integrada a outros componentes curriculares. Especialistas12 bet365educação desaconselham a incorporação de novas matérias aos currículos escolares, frente ao grande número de disciplinas obrigatórias.

Em , o professor da USP e especialista12 bet365sustentabilidade, José Eli da Veiga, também discordou de tornar a educação ambiental uma disciplina obrigatória. "Qualquer que seja a concepção que se possa ter de EA, ela será necessariamente interdisciplinar. Sua eficácia depende antes de tudo da consistência da formação científico-pedagógica de seus ministrantes. E ninguém pode ignorar que será esse o principal desafio do sistema educacional brasileiro neste século: superar a trágica fraqueza do aprendizado científico", argumentou à época.

Enquete, junto aos internautas, apontou que 69% defendem que a educação ambiental deva ser inserida obrigatoriamente no currículo escolar. 

Fonte: Eco Desenvolvimento Eco Desenvolvimento

Fontes de referência

  1. cassino pagando no cadastro 2024
  2. poker club steam
  3. download sporting bet

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se