esportesdp-Governo Lula recua e suspende nota técnica sobre aborto legal até 9 meses

esportesdp

Nota técnica da Saúde reafirmava disposições já previstasesportesdplei, mas foi explorada pela oposição e líderes religiosos no Congresso
29 fev 2024 - 14h56
A ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Foto: CartaCapital

esportesdp de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, suspendeu nesta quinta, a nota técnica 2/2024, que reafirmava disposições já previstasesportesdplei para aborto legal, a qualquer momento da gestação, comoesportesdpcasos de estupro, má formação do feto e risco à saúde da mãe. Na prática, a nota não mudava as possibilidade de aborto já existente no país, mas provocou incômodo na oposição eesportesdpgrupos religiosos. A defesa contra o aborto é uma das bandeiras do ex-presidente Jair Bolsonaro e tema sensível para grupos religiosos, segmentoesportesdpque o governo Lula (PT) tem pouca inserção.

"Em resumo, a garantia do direito ao aborto nas condições previstasesportesdplei (no Brasil,esportesdpcasos de gravidez resultante de estupro, risco à vida da gestante e anencefalia fetal)esportesdpqualquer tempo gestacional, com a indução de assistolia fetal quando indicada, é a recomendação baseada nas evidências científicas mais recentes, tanto de órgãos internacionais de especialistasesportesdpGinecologia e Obstetrícia (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia - FIGO)", considerava a nota técnica.

Publicidade

O documento foi produzido por solicitação contida na arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) 989, do Supremo Tribunal Federal, adequando a recomendação do Ministério da Saúde ao que prevê a legislação brasileira, que não determina prazo para a realização do aborto legal. O material foi assinado pelos secretários Felipe Proenço de Oliveira (Atenção Primária à Saúde) eHelvécio Miranda Magalhães Júnior (Atenção Especializada à Saúde).

A ADPF surgiu quando o governo Jair Bolsonaro editou uma nota técnica estabelecendo limite de 22 semanas para a interrupção da gestação, contrariando o que diz o código penal. Aquele entendimento gerou críticas de várias entidades que alegam que o documento dificultava o acesso ao aborto previsto por lei, obrigando as mulheres a acionarem a justiça para ter o direito reconhecido a qualquer tempo da gestação. A nota da Saúde publicada nesta quarta, reeditava a anterior.

Recuo da Saúde

No início da tarde desta quinta, a ministra da Saúde que cumpre agendaesportesdpBoa Vista (RR), "tomou conhecimento da publicação da Nota Técnica nº 2/2024 a respeito de recomendações sobre a realização do aborto nos casos previstosesportesdplei", informou o Ministério da Saúde.

Publicidade

"O documento não passou por todas as esferas necessárias do Ministério da Saúde e nem pela consultoria jurídica da Pasta, portanto, está suspenso. Posteriormente, esse tema que se refere a ADPF 989, do Supremo Tribunal Federal, será tratado pela ministra junto à Advocacia-Geral da União (AGU) e ao STF", comunicou nota divulgada à imprensa.

Ao longo do dia, representantes da bancada evangélica reagiram contra a nota técnica. O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), foi à tribuna da Câmara pedir a exoneração dos secretários.

"Fomos surpreendido pela nota técnica do Ministério da Saúde sobre o aborto. Lula fez campanha fazendo cartinha aos evangélicos falando que era contra aborto. Lula sempre defendeu o aborto, mas chega na eleição e posa de bonzinho. Essa nota técnica merecia a exoneração desses dois cidadãos", disseesportesdpreferência aos dois secretários, Felipe Proença (Assistência Primária à Saúde) e Helvécio Miranda (Atenção Especializada à Saúde).

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre políticaesportesdpBrasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formadoesportesdpjornalismo na Puc-Campinas, com especializaçãoesportesdpGestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 

Fontes de referência

  1. estrela bet como ganhar dinheiro
  2. apostas futebol dicas
  3. como apostar no ufc pela internet

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se