app sportingbet io-Pacheco cobra que Lula se desculpe por fala sobre Holocausto; senadores reagem

app sportingbet io

Líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA) disse que se ofendeu com falar de Lula; outro aliado, Omar Assis (PSD-AM) rebateu Pacheco
20 fev 2024 - 19h03
(atualizado às 19h07)
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fez pronunciamento sobre fala de Lula
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fez pronunciamento sobre fala de Lula
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

app sportingbet io de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou nesta terça, 20, que o presidente da República, Lula (PT), se retrate e peça desculpas por comparar a guerra entre Israel e Hamas com o Holocausto - assassinatoapp sportingbet iomassa de 6 milhões de judeus e grupos perseguidos pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial. A fala, durante a sessão, gerou reações no plenário e aliados de Lula divergiram. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que é judeu, disse que se sentiu ofendido e não entendia a fala de Pacheco como "reprimenda" a Lula. Já Omar Aziz (PSD-AM), filho de palestinos, reagiu.

“Uma fala dessa natureza deve render uma retratação. É fundamental que haja uma retratação e o esclarecimento com um pedido de desculpas a uma parte da fala que estabelece essa premissa equivocada, pois o foco da resolução dos líderes mundiais deve estar na resolução do conflito”, afirmou Pacheco, destacando que o Brasil é reconhecimento mundialmente pela qualificação diplomática.

Publicidade

Duranteapp sportingbet iofala, o presidente do Senado condenou os ataques feitos pelo Hamasapp sportingbet io7 de outubro que mataram mais de 1,2 mil pessoas e considerou desproporcional a resposta de Israel.

O senador Omar Aziz reagiu às falas de Pacheco e disse que partidos de direita e a Presidência do Senado não se manifestaram quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu uma deputada alemã neta de um ministro nazista.

“Vossa Excelência entrou num assunto que essa Casa tem se mantida calada e o senhor trouxe à tona essa assunto, me tipifique o que está acontecendo lá [na Faixa de Gaza] com a morte de 10 mil crianças e mulheres e quantos terroristas do Hamas foram mortos ou presos pelo governo sionista de Israel? Não confunda o povo judeu com esse governo sionista de Israel [...] Quero que Vossa Excelência me tipifique o que está acontecendo, 30 mil vidas mortas”, afirmou. 

Pacheco respondeu dizendo que a manifestação que fez era pelo respeito aos dois povos, ao reconhecimento de um ataque terrorista que sofreu Israel e à desproporcionalidade da resposta. 

Publicidade

“Não há de minha parte nenhum tom de polemização, tão pouco de reprimenda ao presidente da República. É apenas uma conclamação na busca de pacificação e de reconhecimento que na parte [da fala de Lula]app sportingbet ioque há uma comparação de qualquer acontecimento desta natureza com o Holocausto é algo absolutamente indevido e impróprio e que merecia um pedido de retratação e desculpas”, disse justificando que o posicionamento que fez era equilibrado.

Amigo e líder de Lula se sentiu ofendido

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que é judeu disse que respeita a fala de Pacheco e não a entendia como reprimenda a Lula. Ele contou que esteve com Lula nesta segunda, 19, e que relatou ao presidente que se sentiu ofendido com a comparação.

“Sou amigo do presidente Lula há 45 anos e tive a naturalidade de visitá-lo e dizer ‘não tiro uma palavra do que Vossa Excelência disse, a não ser o final, que na minha opinião, não se traz à baila o episódio do Holocuasto para nenhuma comparação. Porque fere sentimentos, inclusive meus, de familiares perdidos naquele episódio, que era uma máquina da morte. Mas é preciso que os colegas saibam que dentro do Estado de Israel a posição do primeiro-ministro não é unânime”, disse Wagner.

“A motivação do presidente Lula, como Vossa Excelência [Pacheco] fez questão de registrar e por isso eu comunico, a motivação é da busca do cessar fogo, que infelizmente hoje, mais um cessar-fogo foi interditado pelos Estados Unidos da América”, finalizou Wagner.

Publicidade

O líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), chamou a comparação de Lula de infame.

“Comungo dessa preocupação, não entro no mérito de quem tem ou não tem razão. Mas me parece que se comparar o que acontece nesse resposta que está dando dada pelo Estado de Israel ao Holocausto é uma comparação que nos coloca num patamar complicadoapp sportingbet iorelação à comunidade internacional”, Marinho.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre políticaapp sportingbet ioBrasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formadoapp sportingbet iojornalismo na Puc-Campinas, com especializaçãoapp sportingbet ioGestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 

Fontes de referência

  1. jogo do sport bet
  2. suprema poker bônus
  3. freebet casa de aposta

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se