sign up bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A Nasa confirmou nesta terça-feira (12/10) que o impacto design up betespaçonave Dart na superfície do asteroide Dimorfo, localizado a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra, conseguiu desviar a trajetória dele, como era a intenção da missão.
O administrador da agência espacial americana, Bill Nelson, disse que, antes do impacto, o Dimorfo levava 11 horas e 55 minutos para orbitar outro asteroide maior, chamado Dídimo, com o qual forma um sistema de asteroide duplo. A nave conseguiu reduzir essa órbitasign up bet32 minutos.
Publicidade"Teria sido um sucesso se tivesse desacelerado [a órbita]sign up betapenas cerca de 10 minutos, mas na verdade a reduziusign up bet32 minutos", disse Nelson, comemorando o sucesso da missão realizadasign up betsetembro. A órbita do Dimorfo agora se aproximou cerca de dez metros do outro asteroide, e a mudança resultante emsign up bettrajetória é permanente.
Foi a primeira vez na história da humanidade que se tentou mudar a trajetória de um corpo celeste, como teste para um possível futuro casosign up betque se precise proteger a Terra de asteroides semelhantes ao que causou a extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos.
O impacto da Dart (siglasign up betinglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) ocorreusign up bet26 de setembro e foi transmitido ao vivo. Essa nave não tripulada tinha aproximadamente o mesmo tamanho de uma geladeira e custou mais de 330 milhões de dólares para ser construída.
Missão de defesa planetária
Dimorfo e o asteroide maior que ele orbita foram selecionados pela Nasa por não representarem uma ameaça para a Terra. Eles pertencem a uma classe de corpos celestes conhecida como Objetos Próximos da Terra (NEO, na siglasign up betinglês), que transitam num raio de 48 milhões de quilômetros da Terra.
Publicidade