f12bet dono-Conheça a pescadora que saiu do nada para criar 'império'

f12bet dono

Hoje, ela comanda um império de 22 barcos de pesca, e o preço de cada um é cerca de U$$ 7,5 mil
3 out 2015 - 15h11
(atualizado às 16h44)
Mama Sylvia coordena base usada por pescadoresf12bet donoUganda
Mama Sylvia coordena base usada por pescadoresf12bet donoUganda
Foto: BBC

f12bet dono de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Gertrude Nabukeera, ou Mama Sylvia, como ela é conhecida, supervisiona alguns homens descarregarem o que pescaram durante à noite.

Siga Terra Notícias no Twitter

Publicidade

Ainda é cedo e os barcos estão de volta à base de Nakatiba, na ilha de Bugala, no Lago Vitória, o maior da África. O local possui mais de 400m e é movimentado por barcos motorizados - tudo gerenciado por Mama Sylvia.

Há barracas de concreto nas quais ela vende o pescado do dia. À direita, uma geladeira na qual o peixe é armazenado.

Foto: BBC

Não é comum que mulheres sejam donas de empresas de pescaf12bet donoUganda. Mas o mais surpreendente é que ela mesma já foi pescadora, num trabalho dominado por homens. "Nasci à beira do lago", diz. "Durante toda a minha infância, tudo o que eu vi foram pescadores e a indústria da pesca. Notei também que eram os pescadores os que estavam melhor de vida na comunidade. Decidi, então, que eu tentaria fazer o mesmo".

Em 1989, aos 25 anos, começou a sair à noite para pescar. Mais tarde, mudou-se para Bugala, a maior das 84 ilhas do arquipélago Ssese. Ali, as águas estavam cheias de peixes, mas a área era uma selva. "Este lugar inteiro tinha apenas quatro casas", diz. "Vivíamos aqui com cobras e não havia eletricidade. Agora, toda a ilha tem energia solar, começamos a receber água encanada e estradas estão sendo construídas".

Publicidade

E como ela podia ser a única pescadora? "É um trabalho difícil e perigoso", ela responde. "Quando o tempo está ruim, o lago é um lugar assustador, com vento forte e ondasf12bet donofúria assustadoramente altas".

Quando Mama Sylvia começou a pescar, há 26 anos, tudo o que ela tinha era uma pequena canoa, que ela movia a remadas. Finalmente,f12bet dono1994, tinha economizado o suficiente para comprar um motor.

Base também vende pescados e tudo é controlado de perto por Mama Sylvia
Foto: BBC

Quatro anos depois, comprou mais três. Pagou parte à vista e o restof12bet donodois meses,f12bet donometade do tempo que tinha para quitar a dívida.

Hoje, ela comanda um império de 22 barcos de pesca, e o preço de cada um é cerca de U$$ 7,5 mil (cerca de R$ 31 mil).

Há 15 anos, ela obteve permissão para montar a base, que é usada por mais de uma dúzia de outros proprietários de barcos, incluindo o marido de Mama Sylvia, que tem seus próprios barcos - mas é ela quem está no comando.

Publicidade

Não há nada que ela não faça - de ir aos barcos e consertar os motores a manter a contabilidadef12bet donoordem.

Dezenas de outros pescadores usam base de Mama Sylvia no Lago Vitória
Foto: BBC

O sucesso nos negócios permitiu que ela construísse uma casa na ilha e outraf12bet donoKampala, a capital de Uganda. Todos os seus filhos estudaramf12bet donoboas escolas e ela tem pago por tratamento médico a seus pais idosos.

Então, qual o conselho que ela tem para quem quer entrar no negócio da pesca? "Se você quer entrar nesta profissão... você tem que criar coragem, pegar os barcos. Ir para onde o trabalho existe e irf12bet donofrente".

Dito isso, Mama Sylvia volta a observar os pescadores que trouxeram seus peixes. O pescado é pesado sob seus olhos, anotado e pago. Tudo é feito por ela. Não há dúvidas sobre quem manda aqui.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.

Fontes de referência

  1. betmotion mobile
  2. sportingbet bbb 23
  3. casa de aposta nacional

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se