pokerstars pt download android-Doentes, grávidas, crianças: a 'inviável' evacuação de 1 milhão de palestinospokerstars pt download androidGaza ordenada por Israel

pokerstars pt download android

Israel deu 24 horas aos moradores do norte de Gaza para evacuarem a área,pokerstars pt download androidpreparação para o que parece ser um grande ataque terrestre à faixa. Palestinos que precisam se deslocar enfrentam bombardeios e falta de combustível.
13 out 2023 - 20h01
(atualizado às 20h24)
Analistas e organismos internacionais consideram a evacuação de moradores do Norte de Gaza extremamente difícil, ou até impossível
Analistas e organismos internacionais consideram a evacuação de moradores do Norte de Gaza extremamente difícil, ou até impossível
Foto: EPA / BBC News Brasil

pokerstars pt download android de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

"Que eu saiba, não houve uma ordem israelense para Gaza assim nos tempos modernos", diz o veterano editor internacional da BBC, Jeremy Bowen, falando a partir de Jerusalém.

Bowen se refere à ordem de Israel para que 1,1 milhão de pessoas saiam do norte da Faixa de Gaza e se desloquem para o sul nas próximas 24 horas.

Publicidade

"Será muito difícil", diz Bowen.

Israel está concentrando centenas de milhares de soldados, tanques e armas na fronteira com o densamente povoado enclave palestino — o que parece ser uma preparação para uma invasão por terra da Faixa de Gaza,pokerstars pt download androidretaliação aos ataques mortais do grupo Hamas no sábado passado (07/10).

Naquele fim de semana, militantes do Hamas infiltraram-se inesperadamente no território israense, matando pelo menos 1.300 pessoas e sequestrando cerca de 150 soldados e civis (incluindo idosos e crianças) que são mantidos como refénspokerstars pt download androidGaza.

O objetivo do governo de emergência de Israel, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pelo seu até pouco tempo opositor Benny Gantz, é atacar os militantes do Hamas no norte de Gaza e o complexo de túneis que eles supostamente utilizam para as suas operações.

Publicidade

De acordo com Gantz, o governo israelense está determinado a "varrer da face da Terra esta coisa chamada Hamas".

A Força Aérea Israelense afirmou esta sexta-feira (13) que, nas últimas 24 horas, o exército israelense realizou "ataques locais" na Faixa de Gaza para "limpar a área de terroristas e armas" e buscar reféns.

As famílias estão deixando o norte de Gaza como podem
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

'Consequências devastadoras'

O deslocamento, nesse curto prazo, de mais de um milhão de pessoas — incluindo idosos, grávidas, crianças, feridos e pessoas com deficiência — num território onde grande parte da infraestrutura está destruída, é considerado inviável por diversas organizações internacionais.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a ordem teria "consequências humanitárias devastadoras".

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que "a situaçãopokerstars pt download androidGaza atingiu um novo nível muito perigoso".

"Todo o território enfrenta uma crise hídrica. Não há eletricidade. A equipe da ONU e os nossos parceiros estão trabalhando incansavelmente para apoiar a população de Gaza", disse Guterres.

Publicidade

Ele também abordou a situação dos civis no meio do conflito.

"Todos os reféns devem ser libertados e o direito internacional e o direito humanitário devem ser respeitados. Os civis devem ser protegidos e nunca usados como escudos".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que seria inviável evacuar dos hospitais pacientes vulneráveis que dependem de suporte vital, como ventilação mecânica.

"Transferir essas pessoas é uma sentença de morte. Pedir aos profissionais de saúde que o façam é mais do que crueldade", disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic.

Organismos internacionais apontam que o deslocamento será mais difícil para idosos, menores de idade e pessoas doentes
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI) reconheceu numa entrevista à BBC que a evacuação "demanda tempo".

"Esta é uma zona de guerra, tentamos dar-lhes tempo e estamos fazendo muito esforço", disse Daniel Hagari, porta-voz das FDI. "Nós entendemos o problema. É uma triste realidade? Essa é a responsabilidade do Hamas."

Publicidade

Para onde podem ir?

A ordem de Israel para todos os palestinos que vivem no norte da Faixa de Gaza é que se mudem para sul para apokerstars pt download androidprópria "segurança e proteção". A parte norte cobre mais ou menos um terço do território.

A ordem de evacuação inclui toda a Cidade de Gaza e dois grandes campos de refugiados: Jabalya e Al-Shati, também conhecido como acampamento de Playa. As cidades de Beit Hanoun e Beit Lahia, adjacentes à principal travessia de Erez, no norte da faixa, também estão incluídas.

Esses locais compoem a parte mais populosa de Gaza, com 1,1 milhão de moradores obrigados a deslocar-se para sul —pokerstars pt download androiddireção a Wadi Gaza, que é um vale fluvial.

Mapa da Faixa de Gaza
Foto: BBC News Brasil

Um dos principais objetivos das forças israenses é a destruição dos túneis subterrâneos que teriam sido construídos pelo Hamas, o que envolveria a demolição de áreas residenciais na superfície.

Publicidade

A correspondente da BBC Lyce Doucet, que está no sul de Israel, afirma que não é possível deslocar toda a população do nortepokerstars pt download androidum dia.

"Estradas estão destruídas, bombas caem e idosos e doentes precisam de assistência", relata.

O que se viu até agora?

Muitas ruas da Cidade de Gaza estão repletas de escombros
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A única rota de saída é a rodovia norte-sul. As ruas da Cidade de Gaza estão repletas de escombros. Há escassez de combustível e não há sinal de uma pausa nos bombardeamentos israelenses que permita uma evacuação segura.

O que se viu até agora são grupos de pessoas arrumando seus pertences e saindo de casa. Muitos dos que procuram refúgio são menores — quase metade da população de Gaza tem menos de 18 anos.

Da estrada Salah Ad Deen, que leva a Wadi Gaza, o correspondente da BBC Rushdi Abualuf relata ter visto muitas famílias caminhando a pé por vários quilômetros. Alguns viajam "com vacas, camelos, ovelhas e burros".

Publicidade

Ele também descreve ter visto centenas de carros, motos e caminhões carregados de pertences e com colchões amarradospokerstars pt download androidcima.

Pequeno caminhão carregando pertences e pessoas
Foto: Getty Images / BBC News Brasil
Quase metade da população de Gaza é menor de 18 anos
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Deslocamento temporário ou permanente?

A operação terrestre que Israel parece estar preparando deixaria um dos locais mais densamente povoados do mundo completamente inabitável, diz Doucet. Na verdade, ele "já é", acrescenta a correspondente.

Os líderes do Hamas descreveram a ordem de evacuação como "propaganda falsa" e instaram os seus cidadãos a ignorá-la.

Os residentes de Gaza são um povo com uma longa história de perda de casas e sabem que qualquer deslocamento temporário pode ser permanente.

Durante o conflito que terminou com a criação de Israelpokerstars pt download android1948, mais de 750 mil palestinos fugiram ou foram expulsos das suas terras à medida que as tropas israelenses avançavam.

A então recém-criada nação de Israel negou então aos palestinos a possibilidade de regressarem às suas casas e confiscou as propriedades que eles tinham deixado para trás.

Publicidade

Isto é o que os palestinos chamam de Nakba, ou catástrofe, e é o que deve ressoar nas mentes daqueles que são agora forçados a abandonar o norte de Gaza.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.

Fontes de referência

  1. greenbets. net
  2. vip novibet
  3. aposta do nordeste

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se