"Também acabarei com a política governamental de tentar aplicar a raça e o gênerogloboesporte fluminensecada aspecto das vidas pública e privada. A partir de hoje, a política do governo dos Estados Unidos é de que existem apenas dois gêneros, masculino e feminino", disse o republicano.
Antes mesmo de tomar posse, no AmericaFest, uma conferência para jovens conservadores realizadagloboesporte fluminensePhoenix,globoesporte fluminensedezembro, o presidente já havia dito que pretendia "deter" o que descreveu como "loucura transgênero" logo que assumisse o mandato. Na ocasião, ele também declarou que irá "manter os homens fora dos esportes femininos".
Entidades que defendem os direitos de pessoas trans reagiram negativamente à declaração. O grupo Advocates for Trans Equality, por exemplo, manifestou-se nas redes sociais: "Hoje é um dia difícil para a nossa comunidade. O novo governo atacou a vida de pessoas trans, a saúde e a dignidade [...] Nos próximos meses, dar apoio e suporte para cada uma [das pessoas trans] será mais importante do que nunca".
1 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, chega para um culto na Igreja de St. John no dia da posse de seu segundo mandato presidencialgloboesporte fluminenseWashington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
2 de 20
O vice-presidente eleito dos EUA, JD Vance, egloboesporte fluminenseesposa Usha Vance chegam para um culto na Igreja de St. John no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trumpgloboesporte fluminenseWashington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
3 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, comparece a um culto na Igreja de St. John no dia da posse de seu segundo mandato presidencialgloboesporte fluminenseWashington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
4 de 20
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, egloboesporte fluminenseesposa, Melania Trump, chegam à igreja para missa antes da posse.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
5 de 20
Melania Trump usou traje sóbrio para missa antes da posse de Donald Trump.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
6 de 20
Supostos apoiadores que apareceramgloboesporte fluminensefoto usavam bonés da campanha de Trump com frases como “Faça a América boa de novo”
Foto: Reprodução/Fantástico
7 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, egloboesporte fluminenseesposa Melania Trump se encontram com o presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trumpgloboesporte fluminenseWashington, EUA,globoesporte fluminense20 de janeiro de 2025.
Foto: Reuters/Carlos Barria
8 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, egloboesporte fluminenseesposa Melania Trump posam para uma foto com o presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trumpgloboesporte fluminenseWashington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
9 de 20
Posse de Trump nos EUAgloboesporte fluminensefotos; acompanhe
Foto: REUTERS/Carlos Barria
10 de 20
Melania Trump e Jill Biden deixam Casa Branca
Foto: Reprodução/GloboNews
11 de 20
Convidados comparecem à posse presidencial de Donald Trump na Rotunda do Capitólio dos EUAgloboesporte fluminenseWashington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch/Pool
12 de 20
Biden e Trump chegam para a cerimônia de posse no Capitólio dos EUA
Foto: Reprodução/GloboNews
13 de 20
Pessoas tomam seus assentos na Rotunda antes da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no Capitólio dos EUAgloboesporte fluminense20 de janeiro de 2025globoesporte fluminenseWashington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos.
Foto: Andrew Harnik/Pool via REUTERS
14 de 20
Elon Musk chega antes da posse de Donald Trump como o 47º presidente dos Estados Unidos ocorre dentro da Rotunda do Capitólio dos EUAgloboesporte fluminenseWashington, D.C., segunda-feira, 20 de janeiro de 2025.
Foto: Kenny Holston/Pool via REUTERS
15 de 20
O cartão de lugar do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, é vistogloboesporte fluminenseuma mesa para o almoço no Salão de Estátuas do Capitólio dos EUA no dia da posse do segundo mandato presidencial do presidente eleito Donald Trumpgloboesporte fluminenseWashington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein
16 de 20
O ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush e o ex-presidente Barack Obama chegam para a posse de Donald Trump, enquanto o 47º presidente dos Estados Unidos acontece dentro da Rotunda do Capitólio dos EUAgloboesporte fluminenseWashington, DC, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025. É a 60ª posse presidencial dos EUA e a segunda posse não consecutiva de Trump como presidente dos EUA.
Foto: Kenny Holston/Pool via REUTERS
17 de 20
Participantes comemoram dentro da arena Capital One antes de um comício interno no dia da posse presidencial de Donald Trump,globoesporte fluminenseWashington, EUA,globoesporte fluminense20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
18 de 20
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o presidente argentino Javier Milei contam uma piada ao chegarem para a posse presidencial de Donald Trump na Rotunda do Capitólio dos EUAgloboesporte fluminenseWashington, EUA,globoesporte fluminense20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein IMAGENS TPX DO DIA
19 de 20
O cantor e compositor Lee Greenwood se apresenta durante a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUAgloboesporte fluminense20 de janeiro de 2025globoesporte fluminenseWashington, DC.
Foto: Chip Somodevilla/Pool via REUTERS
20 de 20
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente eleito, Donald Trump, chegam antes da 60ª cerimônia de possegloboesporte fluminense20 de janeiro de 2025, no Capitólio dos EUAgloboesporte fluminenseWashington, DC. Trump se torna o 47º presidente dos Estados Unidosgloboesporte fluminenseuma rara cerimônia de possegloboesporte fluminenseambiente fechado. O desfile também foi transferido para dentro da Capitol One Arena devido ao clima.
Foto: Melina Mara/Pool via REUTERS
Posse de Trump
Donald Trump tomou posse nesta segunda-feira como o 47º presidente dos Estados Unidos, sucedendo ao democrata Joe Biden. A celebração do início do mandato do republicano levou centenas de apoiadores, políticos, embaixadores, líderes estrangeiros, celebridades e empresários norte-americanos ao Capitólio, sede do poder Legislativo, em Washington, DC.
Ao lado do vice-presidente eleito, JD Vance, Trump fez o juramento para o cargo perante o chefe da Suprema Corte, John Roberts, ao meio-dia (horário de Washington, D.C., 14hgloboesporte fluminenseBrasília). Após a posse, o presidente fez seu discurso inaugural, demonstrandogloboesporte fluminensevisão para o futuro do país. A fala do presidente foi feita no mesmo tom que marcougloboesporte fluminensecampanha eleitoral.
Publicidade
Na presença de quatro de seus antecessores -- Joe Biden, Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton --, Trump disse que a era de ouro dos Estados Unidos começa agora. “A partir deste dia nosso país florescerá e será respeitado por todo mundo. Seremos invejados por todo mundo e não permitiremos que ninguém se aproveite da gente”.
O republicano também falougloboesporte fluminenserestauração da América. “Colocarei a Américagloboesporte fluminenseprimeiro lugar. Nossa soberania será recuperada, nossa segurança, as balanças da justiça equilibrada. Nossa maior prioridade é criar uma nação orgulhosa, próspera e livre. A Américagloboesporte fluminensebreve será maior, mais forte. Eu retorno com confiança e otimismo que estamos no início de uma era de muito sucesso nacional”.
A posse e o discurso de posse de Trump ocorreram na Rotunda do Capitólio, ou seja, do lado de dentro do prédio. A cerimônia aconteceugloboesporte fluminenseum local fechado para proteger os apoiadores do republicano do frio, já que a capital norte-americana tem previsão de apenas -4º C como máxima e -13º C como mínima nesta segunda-feira.