arbety aposta de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Após a passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, o céu nublado e as chuvas devem retornar ao estado nesta quinta-feira, 16, segundo previsão do Climatempo.
De acordo com o serviço de meteorologia, a forte massa de ar polar que atuou no Estado no começo da semana e que trouxe frio, mas também fez com que os dias tivessem predomínio de sol, começa a se deslocararbety apostadireção ao mar.
"Com isso, o Rio Grande do Sul passa a ter influência novamente do fluxo úmido proveniente da Amazônia (associado ao Jato de Baixos Níveis) e a condições mais instáveis da atmosferaarbety apostaníveis mais elevados", explica o Climatempo.
Como fica o tempo?
A previsão para esta quinta-feira é de céu nubladoarbety apostatodas as regiões gaúchas e chuva no centro-norte do estado. Já no sul do estado, na Campanha Gaúcha e na Fronteira Oeste são esperados chuviscos.
Segundo o Climatempo, a situação é de alertaarbety apostatoda a porção norte do Rio Grande do Sul, com chuva fortearbety apostaalguns momentos. Jáarbety apostaPorto Alegre, a situação é de atenção. Na capital, a chuva deve ser de intensidade fraca a moderada.
Vídeo mostra cães que permanecem no telhado de casinhas mesmo após resgate no RS
Video Player
Nova frente fria
Uma nova frente fria deve passar pelo Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira, 17, e deve reforçar as áreas de instabilidade. A previsão é de que a chuva aumente ainda mais no norte do estado.
Publicidade
"Os acumulados mais elevados são esperados inclusive nas cabeceiras de rios importantes que fazem parte das Bacias do Taquari-Antas, Alto Jacuí e Uruguai", diz o Climatempo.
Outro alerta do serviço de meteorologia éarbety apostarelação ao risco geológico: "Com o solo já encharcado dos recentes eventos de chuva extrema que a porção centro-norte do Rio Grande do Sul enfrentou, voltar a chover novamentearbety apostaum solo já saturado, pode acarretar novos deslizamentosarbety apostaáreas de encosta".
Às 18h de quarta, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que o número de óbitos confirmadosarbety apostadecorrência das chuvas permaneceuarbety aposta149. Os desaparecimentos, porarbety apostavez, caíram para 108.
Publicidade
O órgão aponta, ainda, que 806 foram registrados como feridos até quarta. Ao todo, o estado também tem 538.126 desalojados e uma população afetada pelo temporal que totaliza 2.144.124 habitantes.
Com relação aos resgatesarbety apostameio às enchentes e áreas de alagamento, a Defesa Civil informou que brigadistas retiraram 76.588 pessoas e 11.427 animais das regiões afetadas.
Veja os dados completos da atualização da Defesa Civil:
Municípios afetados: 452
Pessoasarbety apostaabrigos: 76.580
Desalojados: 538.126
Afetados: 2.144.124
Feridos: 806
Desaparecidos: 108
Óbitos confirmados: 149
Óbitosarbety apostainvestigação*: 0
Pessoas resgatadas: 76.588
Animais resgatados: 11.427
Efetivo: 27.651
Viaturas: 4.405
Aeronaves: 41
Embarcações: 340
*A Defesa Civil apura se os óbitos têm relação com as enchentes no Estado.