sport e salgueiro-Área do Rio Tietê com qualidade de água ruim cai pela metade

sport e salgueiro

Levantamento da SOS Mata Atlântica aponta melhorasport e salgueirometade da bacia hidrográfica,sport e salgueiroregiões como Sorocaba e Jundiaí
22 set 2021 - 17h00
(atualizado às 17h09)

sport e salgueiro de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Rio Tietê sobrevive. Neste 22 de setembro, datasport e salgueiroque é comemorado o Dia do Tietê, o maior rio do Estado de São Paulo apresentou alguns índices de melhora na qualidade desport e salgueiroáguasport e salgueirotrechos que percorrem o interior paulista. Na capital, porém, a situação segue crítica.

A organização SOS Mata Atlântica faz um acompanhamento anual sobre a qualidade da água e a evolução dos indicadores de impacto do Projeto Tietê. O levantamento se baseiasport e salgueirodados coletados entre setembro de 2020 e agosto de 2021 e foi realizado na bacia hidrográfica do rio, ao longo de um trecho de 576 km, desde a nascente,sport e salgueiroSalesópolis, até a eclusa do reservatório de Barra Bonita, no município de mesmo nome.

Publicidade

Depois de analisar a qualidade de águasport e salgueiro53 pontos de amostragem de 21 afluentes que se conectam ao Tietê, foi verificada uma tendência de melhora nas bacias próximas a Sorocaba, Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que correspondem à metade da bacia hidrográfica do rio. A melhora mais significativa foi verificada nos pontos de Santana do Paranaíba, Itu e no município de Tietê, além Botucatu, no reservatório de Barra Bonita.

Área do Rio Tietê com qualidade de água ruim cai 50%
Área do Rio Tietê com qualidade de água ruim cai 50%
Foto: Roberto Casimiro/ Foto Arena/ Estadão Conteúdo / Estadão Conteúdo

Do total de pontos de amostragem, 36 apresentaram um índice regular de qualidade e seis tiveram condição boa. Outros sete foram classificados como ruim e outros quatro como péssima. Nenhum ponto teve classificação ótima. Dos quatro pontos péssimos, três estão no Rio Pinheiros, na capital paulista.

Segundo o levantamento, os indicadores apontam leve tendência de melhorasport e salgueiroalguns rios da bacia, como o Jundiaí,sport e salgueiroSalto. O córrego São Luiz teve melhorasport e salgueirodois pontos de coleta, no município de Itu. Além do rio Caicatinga e o Tietê, na região de Botucatu.

A qualidade de água ruim, imprópria para usos e inadequada para a vida aquática, ficou restrita a dois trechos do Rio Tietê, entre o município de Suzano e a Ponte das Bandeiras, na cidade de São Paulo, e no município de Porto Feliz. Esses dois trechos impróprios totalizam 85 quilômetros de extensão, o que representam 14,7% dos 576 quilômetros monitorados

Publicidade

Esse resultado é melhor do que o registrado no ciclo anterior, divulgadosport e salgueirosetembro de 2020, quando a mancha de poluição atingiu 150 km do rio, tambémsport e salgueirodois trechos não contínuos. O trecho com qualidade de água ruim reduziusport e salgueiro65 quilômetros, ou quase 50%.

A qualidade de água boa foi registradasport e salgueiro124 quilômetros, enquanto o índice regular atingiu 283 quilômetros. Com isso, a condição de água boa e regular, que permite usos múltiplos e vida aquática, estendeu-se por 407 km, o que representa 70,63% de todo o trecho monitorado.

Como no ciclo de 2019-2020 foram verificados 47 pontos de coleta, o levantamento tratou de limitar a comparação ao mesmo número de pontos deste ano, para evitar distorções. O resultado mostra que os pontos com qualidade boa saltaram de três para seis locais, enquanto aqueles classificados como ruim caíram de 11 para sete pontos de coleta.

 

A SOS Mata Atlântica afirma que a série histórica mais longa, de 2010 a 2020, aponta uma reversão na tendência da qualidade da água. Houve um período de piora entre os anos de 2010 e 2015, quando o volume de esgotos coletados e lançados diretamente nos rios, sem tratamento ou com baixa eficiência no tratamento, aumentou significativamente. Assim, a qualidade da água ruim ou péssima saltou de 36,62% para 48,62% e houve a diminuição da água regular.

Publicidade

"Com o aumento nas ligações de redes coletoras de esgotos e nos volumes de tratamentos, os indicadores medidos nos rios passaram a apontar uma tendência de melhoria da qualidade da água na bacia do Tietê, a partir de 2016", afirma a organização. "Apesar da tendência positiva, é importante observar que mais de um quarto dos pontos de amostragem apresentou condição ruim ou péssima. Apenas 7,2% dos pontos foram considerados de boa qualidade e ainda não há pontos com qualidade ideal."

O Tietê atravessa o estado paulista de leste a oeste, ao longo dos seus 1.100 km de extensão, desde asport e salgueironascente, localizada próxima da cidade de São Paulo, até o seu deságue no Rio Paraná. Sua bacia cobre 265 municípios, com 75% situado dentro dos limites do bioma da Mata Atlântica.

Segundo dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, iniciativa da SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), restam hoje na bacia do rio 591 mil hectares de florestas nativas e áreas naturais acima de um hectare, o que correspondem a apenas 8% da área original de vegetação nativa de Mata Atlântica na bacia.


Fontes de referência

  1. aposta do dia futebol
  2. pixbet logo vector
  3. bet game aposta online

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações