multiplas na betano de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Com a alegria de ser mãe, costumam vir também muitas dúvidas, medos, curiosidades e até superstições. Por isso, entrevistamos diversos profissionais da área da saúde para esclarecer os principais mitos e as verdades sobre a gestação. Confira!
1. A ingestão de café faz mal para o bebê?
Verdade. O excesso de cafeína pode ser nocivo ao bebê. Importante também é evitar a ingestão do café após as refeições, pois ele pode reduzir a divisão de nutrientes - tendo como consequência a redução do crescimento fetal, prematuridade, restrição de crescimento intrauterino, baixo peso ao nascer, aborto espontâneo e malformações. A recomendação é que não ultrapasse 200 mg (1 xícara de café = 92 mg). Não se esqueça que chá, bebidas energéticas e refrigerantes tipo cola também contêm cafeína.
Publicidade2. Se a grávida tiver vontade de comer alguma coisa e não saciar o desejo, a criança poderá nascer com manchas parecidas com o alimento?
Mito. Não existe nenhuma teoria biológica que confirme essa superstição. Antigamente, pela maioria dos nascimentos acontecerem por parto normal, mesmo casos mais complicados, muitos bebês nasciam com manchas vermelhas - causadas pelo próprio processo de nascimento no ato da expulsão que força a cabeça do bebê -, deixando marcas ao passar pelo colo uterino. Talvez, por essa razão, tenha nascido essa "crendice" sobre o desejo e a mancha.
3. Mulheres grávidas podem ter desejos de comer coisas estranhas, como terra e sabão?
Verdade. A prática de picamalácia dentre as gestantes pode estar associada, entre outras coisas, à anemia, à obstrução intestinal, a problemas dentários, a infecções parasitárias, à toxoplasmose e a síndromes hipertensivas na gravidez. Pode estar associada, ainda, à deficiência de alguns nutrientes provenientes do solo, como ferro, zinco, cálcio e selênio.
4. Sexo na gravidez faz mal?
Mito. Sexo na gravidez faz muito bem a todos. Mas existem algumas situações específicas, como a ameaça de parto prematuro e de placenta prévia,multiplas na betanoque a relação sexual pode ser prejudicial. É interessante ressaltar que a libido do casal pode alterar-se para mais ou para menos no período gestacional.
5. O formato da barriga tem relação com o sexo do bebê?
Mito. O formato da barriga se deve à anatomia uterina e ao corpo da gestante, independentemente do sexo do bebê. Úteros com miomas ou malformações podem ter formatos diferentes do usual.
Publicidade